O Livro do Pacto



Quando Deus estabeleceu seu Pacto com Israel, Ele desceu pessoalmente sobre o Monte Sinai e lhe deu, através de seu servo Moisés, os Dez Mandamentos, os quais Ele mesmo escreveu em tábuas de pedra. Depois disso inspirou a Moisés e mais tarde aos profetas a escreverem outros livros da Bíblia. Finalmente, no Novo Testamento, Ele usou os apóstolos inspirados pelo Espírito Santo, para registrar a história da encarnação, morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo, bem como todos os Seus ensinamentos. 


Muito bem, esta é a nossa Bíblia, o livro de Deus para o Seu povo. Logo, a Bíblia Sagrada não é senão o Livro do Pacto, que diz respeito apenas aos filhos do Pacto. Ela não é um livro aberto para o mundo ímpio e descrente. Para esses tais ela é um livro fechado. As promessas nela feitas não são para todos os homens indistintamente, mas dizem respeito apenas aos filhos de Deus, aos filhos do Pacto. Quando pregadores do Evangelho chamam as pessoas à receber as promessas da Bíblia, estão cometendo grande equívoco, porque as promessas nela contidas nada têm a ver com os descrentes. Alguém já disse, com muita propriedade, que a Bíblia é uma carta de amor de Deus para a Sua Esposa. Também já disseram que ela é a Constituição do Reino dos Céus. De uma ou de outra forma ela só diz respeito àqueles que fazem parte do Reino de Cristo.  

Muitos leem a Bíblia e não encontram Jesus, não encontram o Evangelho, não encontram o Conselho de Deus. Até mesmo muitos pregadores pregam assuntos abordados na Bíblia, mas nunca pregam o Evangelho. Como isso é possível? Bem, alguém pode pregar sobre princípios de prosperidade e usar a Bíblia como base; pode pregar sobre cura para o corpo e igualmente se valer de textos bíblicos para seu ensino. Alguém pode até ensinar grandes heresias, que desonram grandemente a Deus, tomando textos bíblicos isolados e não observando o seu devido contexto.
A Bíblia é simples e escrita em linguagem simples, mas é o Livro de Deus, portanto é espiritual. Ela não é um livro codificado a ser interpretado por mentes brilhantes. Não. Ela não tem mensagens nas entrelinhas, nem no cruzamento de palavras.  Contudo só a entenderão aqueles a quem o Senhor quiser revelar, ou seja, iluminar os olhos de seu entendimento. Do contrário jamais alguém a compreenderá. Ninguém, por mais douto que seja, poderá desvendar os mistérios do Reino dos Céus através de pesquisa ou investigação curiosa.
O próprio Senhor Jesus disse que Suas Palavras estavam ocultas a muitos de Seus interlocutores – Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos - Mat 11.25. Disse muita coisa através de parábolas e explicava aos Seus discípulos – E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado - Mat 13.10-11.
Como aproximar-se do Santo Livro do Pacto? A primeira coisa que o pecador precisa fazer é humilhar-se diante de Deus e arrepender-se de seus pecados. Aliás a única mensagem que se aplica a todos os homens indistintamente é exatamente essa: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos - At 17.30-31. Todo aquele que humilhar-se e arrepender-se de seus pecados é um bem-aventurado, porque Deus começou a revelar-Se a ele. Esse tal não terá dificuldade em compreender os mistérios do Reino dos Céus, pois Deus se apiedou dele. A redenção para ele começou.
Amemos o nosso livro, lendo-o e meditando nele dia e noite, como Seu Maravilhoso Autor ordenou a Josué – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido - Jos 1.8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados