A oração – a motivação (3)


Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim – Mateus 15.8.
Mesmo sabendo que a nós não foi dado julgar entre pecado e pecado, temos por hábito considerar alguns pecados mais graves e outros menos graves. Nosso julgamento é baseado em atos pecaminosos, mas Deus considera muito mais que isso, Ele vê aquilo que está por detrás dos atos - a atitude, a motivação, a intenção. Mesmo um ato não sendo visivelmente pecaminoso, contudo sua motivação pode ser pecaminosa. A Bíblia nos ensina que odiar ou desejar a morte de alguém equivale a assassinar tal pessoa - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida - 1ª João 3.15.  Mesmo fazendo coisas boas podemos estar pecando, dependendo da motivação que estiver em nossos corações. É tão sutil que o Senhor Jesus advertiu sobre o perigo de pecar mesmo quando oramos. Se houver uma motivação errada por detrás da oração, isso a torna abominável aos olhos de Deus. De sorte que a motivação das palavras são tão importantes quanto as palavras. O Senhor Jesus alertou seus discípulos sobre o perigo de irem ao altar de Deus com a motivação errada. Disse-lhes que não orassem como alguns religiosos - E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens - Mateus 6.5. Esses tais queriam passar uma imagem de espiritualidade. Seu erro não estava em orar, mas na motivação do coração que tornava sua oração errada. O pecado não campeia apenas nos bares, nos cassinos e em outros antros do mundo, por onde o crente não anda, mas ele nos assedia até mesmo na hora da nossa devoção. Por isso é necessário todo cuidado ao orar. Antes de dirigir-se a Deus em oração, é necessário examinar o coração a fim de ter certeza de que a motivação é correta e aceitável diante do Senhor. Tanto nosso culto, quanto nossa oração ou nossas obras, tudo deve ter uma motivação justa e agradável a Deus. Se a intenção for errada tudo estará contaminado. Oração que tem motivação mercantil é um insulto ao Deus de toda graça. Prece que sugere troca é ofensiva ao Doador e Mantenedor da vida. Cada palavra que dizemos a Deus deve ser pensada para não orarmos de maneira irrefletida e incorrermos no erro daqueles que foram condenados pelo Senhor porque seus corações estavam longe dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados