A Confissão Rochelle - XXXI - As vocações

 31. As vocações

Nós cremos que ninguém pode pretender um cargo eclesiástico baseado em sua própria autoridade, mas que isto deve ser feito por eleição, tanto quanto for possível e Deus permita.

Nós acrescentamos esta restrição em particular, porque às vezes tem sido necessário – pois mesmo em nosso tempo a Igreja verdadeira havia deixado de existir – que Deus levante homens de uma maneira extraordinária para dirigir novamente a Igreja que tenha caído em ruína e desolação.

A Vocação Interior

Mas, em qualquer situação, nós cremos que é preciso sempre se conformar à regra que todos, pastores, presbíteros e diáconos, estejam seguros de terem sido chamados (por Deus) a seu ofício.

Mt 28.19; Mc 16.15; Jo 15.16; At 1.21; 6.1-3; Rm 10.15; Tt 1.5; Gl 1.15; 2 Tm 3.7-10,15.

--------------------------------------------------------------

Comentário: A vocação ou chamado vem de Deus e a resposta é do homem. Todo chamado começa sempre com Deus; é o Espírito Santo que prepara o coração do homem para receber o chamado e o inclina para responder. No plano da salvação, o Espírito Santo trabalha no coração do pecador e, o torna disposto e inclinado à obedecer a Deus e a Sua Palavra. Antes dele ser recebido na comunhão da igreja, o conselho da igreja faz uma avaliação e o integra a congregação. Semelhantemente o chamado para exercer algum ofício na igreja, também começa com Deus; ele conscientiza a pessoa da necessidade da igreja, ele torna o coração daquele homem disposto a servir. A própria congregação percebe quando algum irmão tem características [dons e talentos] que podem edificar a igreja. O método bíblico é que tais homens sejam escolhidos e votados pela própria congregação para ocuparem cargos oficiais. Geralmente a escolha da congregação coincide com o chamado do Espírito no coração daquele homem; quando a congregação convida alguém a servir como oficial é porque viu que ele pode ser útil na obra de Deus. As duas coisas são importantes, o chamado [vocação] vindo de Deus e, a eleição e confirmação da congregação. Obviamente que quem tem vocação para exercer um cargo oficial na igreja deverá preparar-se para tal função; especificamente no caso de vocação para a pregação, tal homem deve, se houver condição, cursar um seminário, e ao final, ser examinado pelo conselho e oportunamente ser estabelecido na função pastoral. Os ofícios da Igreja devem ser ocupados apenas pelos homens, porque é o que a Palavra de Deus ensina. Um dos maiores erros da nossa geração é subestimar a Palavra de Deus relativizando o mandamento de Deus. Se algum ponto da doutrina pode ser relativizado, toda a Palavra pode ser igualmente relativizada; se considerarmos qualquer mandamento irrelevante, logo tudo pode ser irrelevante. O modernismo introduziu na Igreja o liberalismo teológico que trouxe a tiracolo a ideia da contextualização, com seu relativismo e pragmatismo; os resultados são trágicos e notáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados