A Confissão Rochelle - XIX - A Oração

 19. A oração

Nós cremos que é por esse meio que temos a liberdade e o privilégio de invocar a Deus, com plena confiança que Ele se mostrará como nosso Pai. Porque nós não teríamos o menor acesso ao Pai, se não fôssemos introduzidos diante dEle por este Mediador. Para sermos atendidos em seu Nome, convém receber nossa vida de Jesus Cristo, como de nosso Cabeça.

Rm 5.1; 8.15; Gl 4.6; Ef 3.12; Jo 15.16; Rm 5.2; Ef 2.13-15; 1 Tm 2.5; He 4.14.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Há muita falta de compreensão sobre esse importante tema. Obviamente pelo fato de ser algo importante está sob a artilharia do inimigo. Nem mesmo muitos cristãos sabem o que é oração. Em princípio a oração é a comunicação do homem com Deus. Esse é o espírito da oração. Esse ato [a oração] pode ser em palavras audíveis, pode ser apenas um murmúrio, pode ser sem palavras apenas em pensamento, e ainda pode ser um gesto como o do publicano que prostrado e com olhos baixos batia no peito. Mas de qualquer forma orar é comunicar-se com Deus. Para compreender oração é necessário saber quem é o Deus a quem oramos ou queremos nos comunicar e, quem somos nós. É preciso saber que nenhum homem poder chegar-se a Deus baseado em sua justiça própria. O próprio Deus estabeleceu o protocolo – usando uma expressão terrena - , para um pecador chegar à sua Augusta presença: pela mediação do Senhor Jesus Cristo. Não há outra maneira de comunicar-se com Deus ou de ser aceito em Sua presença. Tem que ser pelo Mediador que ele constituiu. Ninguém deve inventar outros meios de chegar-se a Ele, como por exemplo, por intermédio dos santos que estão no céu. Os santos que se foram e estão com o Senhor não têm permissão para atender nenhuma oração dirigida a eles; e é bom lembrar que não existe nenhuma criatura onisciente, onipresente e onipotente; esses são atributos incomunicáveis de Deus. Somente ele tem o total, completo e perfeito conhecimento; somente ele pode estar em todo lugar da sua criação ao mesmo tempo; e somente ele tem todo o poder para fazer o que desejar no céu e na terra. Os santos anjos [que estão no céu] não têm aqueles atributos e nem os anjos caídos [incluindo Satanás] os possuem. É completa loucura chegar-se a Deus de maneira irreverente. Hoje muitos parecem inverter as posições, isto é, o homem como que dá ordens a Deus ou mesmo aos anjos de Deus para que façam o que ele [o homem] deseja e acha por bem. É uma completa loucura dirigir-se a um soberano dessa forma, quanto mais quando esse soberano é o Dono do mundo, a maior autoridade do céu e da terra. O Senhor Jesus disse que devemos temer Aqueleque pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” - Mateus 10.28. O Deus vivo é um fogo consumidor” – Hebreus 12.29. Há que haver muita humildade em sua presença, e não apenas palavras humildes, mas também um coração quebrantado. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados