A Confissão de Fé Escocesa - Capítulo 12

12º CAPÍTULO

A Fé no Espírito Santo

Esta fé e a sua certeza não procedem da carne e do sangue, isto é, de uma faculdade natural que há em nós, mas são a inspiração do Espírito Santo,1 que nós confessamos ser Deus, igual com o Pai e com seu Filho,2 que nos santifica e nos conduz em toda verdade pela sua operação, sem o qual permaneceríamos para sempre inimigos de Deus e ignorantes de seu Filho, Jesus Cristo. Porque por natureza somos mortos, cegos e perversos, de maneira que nem sequer sentimos quando somos aguilhoados, nem vemos a luz quando brilha, nem podemos assentir à vontade de Deus quando ela se revela, se o Espírito de nosso Senhor não vivificar o que está morto, não remover as trevas de nossas mentes e não dobrar a rebelião dos nossos corações à obediência da sua bendita vontade.3 Dessa forma, assim como confessamos que Deus, o Pai nos criou quando ainda não existíamos,4 assim como o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, nos redimiu quando éramos seus inimigos,5 assim também confessamos que o Espírito Santo nos santificou e regenerou, sem qualquer respeito a qualquer mérito nosso - seja anterior seja posterior à nossa regeneração.6 Para deixar isto ainda mais claro: como de boa vontade renunciamos a qualquer honra e glória pela nossa própria criação e redenção,7 assim também o fazemos pela nossa regeneração e santificação, pois por nós mesmos nada de bom somos capazes de pensar, mas só aquele que em nós começou a obra nos faz continuar nela,8 para o louvor e glória de sua graça imerecida.9

1. Mt 16:17; Jo 14:26; 15:26; 16:13.
2. At 5:3-4.
3. Cl 2:13; Ef 2:1; Jo 9:39; Ap 3:17; Mt 17:17; Mc 9:19; Lc 9:41; Jo 6:63; Mq 7:8; 1Rs 8:57-58.
4. Sl 100:3.
5. Rm 5:10.
6. Jo 3:5; Tt 3:5; Rm 5:8.
7. Fp 3:7.
8. Fp 1:6; 2 Co 3:5.
9. Ef 1:6.
----------------------------------------------------------------------

Comentário: A fé verdadeira, fé bíblica não é congênita, isto é não nascemos com ela, não herdamos de nossos pais, por mais piedosos que sejam. Ela não é algo natural ou comum a todos os homens, por isso mesmo se chama fé dos santos, fé dos eleitos, fé salvífica, porque ela é dada apenas aos que Deus predestinou na eternidade para a salvação através de Jesus Cristo. Por isso também essa fé direciona o eleito para Cristo e para mais ninguém. Quem recebeu essa fé não se inclina para os ídolos, para outros mediadores ou co-mediadores, justamente porque essa fé é exclusiva dos salvos. Quem ainda está no reino dos ídolos não tem essa fé; quem ainda divide sua confiança entre Jesus Cristo e outros mediadores também não tem essa fé. A fé dos eleitos direciona sua confiança exclusivamente para o Mediador. Fé no Espírito Santo não significa crer no Espírito Santo, mas a fé que o Espírito Santo dá aos eleitos e os leva a crer no Deus Trino e confiar no único Mediador da aliança eterna, Jesus Cristo. Sem essa fé não seríamos reconciliados com Deus e permaneceríamos na terrível condição de inimigos de Deus, sendo assim condenados eternamente, junto com os anjos rebeldes. Então, tributamos a Deus toda glória pela criação, pela redenção e pela providência. Ele criou tudo, a partir do nada, sem qualquer participação de terceiros; ele também redimiu seus eleitos sozinho, sem qualquer participação desses; da mesma forma ele mantêm toda criação, sem depender de qualquer ajuda ou participação de suas criaturas. Soli Deo Gloria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados