A Confissão de Fé Escocesa - Capítulo 10

10º CAPÍTULO

A Ressurreição

Visto que era impossível que as dores da morte pudessem reter cativo o Autor da vida,1 cremos sem nenhuma dúvida que nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado morto e sepultado, o qual desceu ao inferno, ressuscitou para nossa justificação2 e para a destruição daquele que era o autor do pecado, e nos trouxe de novo a vida, a nós que estávamos sujeitos à morte e ao seu cativeiro.3 Sabemos que sua ressurreição foi confirmada pelos testemunhos de seus inimigos4 e pela ressurreição dos mortos, cujos sepulcros se abriram e eles ressuscitaram e apareceram a muitos dentro da cidade de Jerusalém,5 e que foi também confirmada pelos testemunhos dos anjos,6 pelos sentidos e pelo julgamento dos apóstolos e de outros que privaram com ele e com ele comeram e beberam depois da sua ressurreição.7

1. At 2:24.
2. At 3:26; Rm 6:5, 9; 4:25.
3. Hb 2:14-15.
4. Mt 28:4.
5. Mt 27:52-53.
6. Mt 28:5-6.
7. Jo 20:27; 21:7,12-13; Lc 24:41-43.
----------------------------------------------------------------------

Comentário: A ressurreição de Jesus Cristo é um grande pilar da doutrina cristã. Ela é o último ato terreno da redenção. O evento foi presenciado pelos próprios soldados romanos que montavam guarda ao redor do sepulcro, a fim de impedirem a violação do mesmo. Três dias e três noites após ser colocado na cava daquela rocha, o Senhor Jesus ressurgiu dentre os mortos, conforme ele próprio havia profetizado - Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites: no seio da terra” [Mat. 12.40]. Embora os discípulos houvessem perdido de ver com os próprios olhos Jesus ressuscitando, porque nenhum deles ficou perto do sepulcro, depois da ressurreição Jesus procurou por eles para que vissem com seus próprios olhos e tocassem com suas mãos seu corpo ressurreto, incorruptível. Primeiro apareceu as mulheres que visitaram o sepulcro no primeiro dia da semana. A princípio foram informadas pelo anjo que o Senhor não estava mais ali, mas havia ressuscitado, e em seguida o próprio Senhor lhes apareceu. Depois Jesus foi visto por todos os discípulos, muitas vezes por muitos dias, de fato quarenta, até chegar a hora da sua subida ao céu. Assim como os demais atos da redenção, também o Senhor ressuscitado foi testemunhado por muitas pessoas. Embora nem todos estivessem à porta do sepulcro para presenciar a cena que os soldados romanos jamais esquecerão, contudo o Senhor apareceu aos discípulos e esteve com eles, falando, comendo e bebendo. Assim como a morte de Jesus significa que ele é homem, porque Deus não pode morrer, outro tanto sua ressurreição significa que ele é Deus, porque derrotou a morte, o inferno e satanás que detinha o poder da morte. Assim, sua ressurreição coroa todos os atos terrenos da redenção. Por isso o apóstolo diz: “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” [Rom. 4.25].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados