A Confissão de Fé Escocesa - Capítulo 2

2º CAPÍTULO

Da Criação do Homem

Confessamos e reconhecemos que nosso Deus criou o homem, isto é, nosso primeiro pai, Adão, segundo sua própria imagem e semelhança, e lhe deu sabedoria, domínio, justiça, livre arbítrio e consciência de si mesmo, de modo que em toda a natureza do homem não se podia encontrar nenhuma imperfeição.1 Dessa perfeição e dignidade caíram o homem e a mulher; a mulher, enganada pela serpente e o homem dando ouvido à voz da mulher, ambos conspirando contra a soberana majestade de Deus, que, com palavras claras, os havia previamente ameaçado de morte, se ousassem comer da árvore proibida.2

1. Gn 1:26-28; Cl 3:10; Ef 4:24.
2. Gn 3:6; 2:17.
---------------------------------------------------------
Comentário: O maior desastre da história da humanidade, a tragédia sem precedentes, foi, sem sombra de dúvidas a queda. A decisão de Adão e Eva de se tornarem independentes de Deus, desprezando seu mandamento e sua aliança graciosa, traindo sua confiança e seu amor, é a nota mais triste da nossa história.
Após serem criados, Adão e Eva foram colocados no Paraíso do Éden para dele desfrutar e gozar. Poderiam comer de todas as árvores do jardim bem como aproveitar todas as delícias que ali haviam. Deus lhes ordenou que cultivassem o jardim, que o guardassem e lhes advertiu sobre uma única árvore da qual deveriam ficar longe – a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Não vigiaram nem guardaram o jardim, não levaram a sério a mandamento do Senhor e nem suas advertências de que no dia que comessem daquela árvore, morreriam. Não se trata assim a quem se ama, ao contrário, quando amamos alguém queremos agradar-lhe e satisfazer-lhe a vontade. Não levando Deus a sério, pecaram contra a sua santidade, contra a sua glória, contra a sua autoridade.
As consequências da desobediência foram terríveis. Decaíram de seu estado de perfeição para um estado miserável de pecado e depravação. E sendo Adão nosso representante, seu pecado colocou toda a humanidade debaixo da culpa e da dívida. Assim, cada homem que nasce neste mundo, nasce debaixo da ira, da maldição e da condenação. Extremamente trágico! Desesperador! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados