25. Da catequese, do conforto e das visitas aos doentes


A juventude deve ser instruída na piedade. O Senhor ordenou ao seu povo antigo que tivesse o maior cuidado no sentido de que a mocidade, desde a infância, fosse devidamente instruída, e mais do que isso, expressamente ordenou em sua Lei, que a ensinasse e lhe interpretasse os mistérios dos sacramentos. Sabe-se pelos escritos dos evangelistas bem como dos apóstolos que não é menor o interesse de Deus hoje, pela juventude do povo da nova aliança, pois claramente nos dá testemunho disso, dizendo: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc 10.14). Por isso, os pastores das igrejas agem de maneira a mais sábia, quando desde cedo e com cuidado, catequizam a juventude, transmitindo-lhe os primeiros fundamentos da fé, fielmente ensinando-lhe os rudimentos da nossa religião pela explicação dos Dez Mandamentos, do Credo Apostólico, da Oração Dominical e da doutrina dos sacramentos, com outros princípios semelhantes e tópicos principais da nossa religião. Que a Igreja mostre a sua fé e diligência trazendo as crianças para serem catequizadas, desejosa e feliz de ter seus filhos bem instruídos. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desde o princípio Deus incluiu os filhos na Aliança. Ele começou a criação com uma família com o propósito de confirmar esse modelo aos filhos da Aliança. Foi assim com Adão & Eva e Set. Noé & esposa e filhos. Abrão & Sara e Isaque. Ele disse a Abraão que a Sua Aliança era com toda a sua casa: “E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti” (Gênesis 17.7). De modo que instruir as crianças e os jovens na fé reformada deve ser prioridade tanto na igreja quanto nas famílias. Precisamos primar por transmitir a doutrina e conselho de Deus para as próximas gerações. Uma liturgia que contenha os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico, a Oração do Senhor e a administração dos sacramentos, compõe uma liturgia sadia e agradável a Deus. Jovens que são instruídos dessa forma e crescem ouvindo a importância desses atos e suas implicações em nossas vidas, são jovens saudáveis espiritualmente, que serão bons cidadãos, úteis à sociedade, que irão glorificar a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados