"Segunda Confissão de Fé Helvética" 20. Do santo batismo (II)

Um só batismo. Há um só batismo na Igreja de Deus; e é suficiente ser uma só vez batizado ou consagrado a Deus. Pois o batismo, uma vez recebido, continua por toda a vida; e é o selo perpétuo de nossa adoção. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Claro que, assim como havia uma única circuncisão, também há um só batismo. Tanto quanto o antigo selo não podia ser repetido, também o batismo não deve ser repetido. Uma vez que um homem haja recebido o selo do batismo - água sobre seu corpo “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, não se lhe deve sujeitar à repetição do sacramento, ainda que para ele aquele selo não significasse nada. Muitas vezes até mesmo um adulto, recém batizado, não entende plenamente tudo o que aquilo significa. Isto não quer dizer, contudo, que o sacramento deva ser repetido. A validade do selo não depende da sua fé. Participar das promessas da Aliança, para isso, sim, é preciso crer. Os rebatizadores dão mais valor ao selo do que ao conteúdo selado. Alguns repetem o santo batismo dizendo que sua fórmula correta é aquela que aparece no livro de Atos 2.38, isto é – apenas em nome de Jesus Cristo - “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados”, e não o de Mateus 28.19. Dizem que se não for assim, não tem validade. Outros supõem que o batismo deve ser em água doce, e rebatizam os que foram batizados em água salgada; ainda outros dizem que ele deve ser em água corrente, e rebatizam todos quantos foram batizados em água parada; e outros mais aceitam qualquer tipo de água desde que seja em grande quantidade, suficiente para o batizando ser totalmente submerso, e então rebatizam todos que foram apenas aspergidos, e assim por diante. Mas a Bíblia, nossa única fonte de autoridade, nos diz apenas três coisas com respeito ao batismo: 1) Esse é o ponto mais importante, depois de dizer que o batismo é uma instituição divina, um sacramento: Há “um só batismo (Efésios 4.5)”; 2) Que deve ser feito com água - “na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (João 3.5); 3) E a fórmula que o Senhor Jesus deu quando instituiu o batismo: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados