"Segunda Confissão de Fé Helvética" 15. Da verdadeira justificação dos fiéis (Parte IV)

Somos justificados somente pela fé. E porque recebemos esta justificação, não por quaisquer obras, mas pela fé na misericórdia de Deus e em Cristo, por isso ensinamos e cremos, com o apóstolo, que o pecador é justificado somente pela fé em Cristo e não pela lei ou por quaisquer obras. O apóstolo diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rom 3.28). Também: “Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça... Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rom 4.2 ss; Gên 15.6). E outra vez: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”, etc. (Ef 2.8 ss). Portanto, porque a fé recebe Cristo, nossa justiça, e atribui tudo à graça de Deus em Cristo, por isso a justificação é atribuída à fé, principalmente por causa de Cristo, e não porque ela seja obra nossa, visto que é dom de Deus.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que não somos justificados e salvos por boas obras a Bíblia também nos deixa muito claro. O Senhor nos ensina que toda árvore produz fruto de acordo com sua natureza – “a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus” - Mateus 7.17. Um homem natural é uma árvore má e assim sendo só poderá produzir frutos maus, pois esta é a sua natureza. Apenas depois de regenerado é que será uma árvore boa e passará a produzir frutos bons pelo poder do Espírito Santo, e não antes disso. Logo, para que possamos produzir as boas obras, primeiro precisamos ser salvos dos nossos pecados e da nossa velha natureza pecaminosa. Por isso a salvação é Deus justificando um ímpio - “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” - Romanos 4.5. Não lemos que a salvação é Deus justificando um pio, praticante de boas obras, mas um ímpio, sem qualquer boa obra, apenas fé. E esta fé não é inata ao pecador necessitando apenas ser despertada, ao contrário ela é um dom precioso dado aos eleitos que os direciona ao Redentor Jesus Cristo. Quem recebe esse dom não se volta para a idolatria ou para as superstições, mas volta-se apenas para Cristo e rende-se a Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados