"Segunda Confissão de Fé Helvética" 13. Do Evangelho de Jesus Cristo, das promessas, do espírito e da letra (Parte V)

O ensino do Evangelho não é novo, mas muito antigo. Embora o ensino do Evangelho, comparado com o dos fariseus sobre a Lei, tenha parecido ser uma nova doutrina quando pregado por Cristo a primeira vez, o que também Jeremias profetizou a respeito do Novo Testamento, contudo, ele, na realidade não só era como ainda é, uma velha doutrina (que hoje ela é chamada nova pelos papistas, quando comparada com a doutrina agora recebida entre eles), mas na verdade é a mais antiga de todas no mundo. Com efeito Deus predestinou desde a eternidade salvar o mundo por Cristo, e manifestou ao mundo, através do Evangelho, esta sua predestinação e o seu conselho eterno (2ª Tim 2.9 ss). Disso é evidente que a religião e a doutrina evangélica, entre quantas já existiram, existem e virão a existir, é a mais antiga de todas. Por isso, afirmamos que todos os que dizem que a religião e a doutrina evangélica é uma fé surgida recentemente, e que não tem mais que trinta anos de existência, erram vergonhosamente e falam coisas indignas do conselho eterno de Deus. A eles se aplica a palavra de Isaías, o profeta: “Ai dos que ao mal chamam bem, que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; põem o amargo por doce, e o doce por amargo!” (Is 5.20). 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A doutrina mais antiga do mundo é aquela que a Igreja de Deus sempre ensinou desde o princípio do mundo: Deus salva o pecador por Sua graça e não pelo merecimento da criatura caída em pecado. Se Deus quisesse abandonar o homem em sua rebelião contra a Sua vontade teria feito isso, mas não fez. Antes o buscou e em meio a toda aquela situação de condenação de juízo e morte provocados pelo pecado, anunciou também um Redentor – “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” - Gênesis  3.15. Como resultado da desobediência de Adão o pecado entrou na humanidade, passando a todos os homens, trazendo as mais terríveis consequências: maldição, dor, sofrimento, cansaço, tristeza, morte. Mas foi em meio à este caos recém causado pelo pecado que veio o anúncio da redenção graciosa da descendência da mulher por um de seus descendentes. Foi a primeira proclamação, ainda que velada, do Evangelho da Graça neste mundo. Depois disso, muitas vezes encontramos nas escrituras o mesmo evangelho sendo prenunciado pelos patriarcas e profetas até chegar o tempo em que o Redentor se fez carne e entrou na humanidade para cumprir todas as profecias e o decreto eterno de Deus que sempre foi salvar os homens que destinou na eternidade. Por isso não existe religião mais antiga que o cristianismo, não existe doutrina mais antiga que a doutrina cristã, não existe nada neste mundo mais antigo do que o evangelho eterno – “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo” - Apocalipse 14.6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados