"Segunda Confissão de Fé Helvética" 11. De Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, único Salvador do mundo (Parte VII)

Jesus Cristo é o único Salvador do mundo, e o verdadeiro Messias esperado. Ensinamos e cremos que este Jesus Cristo, nosso Senhor, é o único e eterno Salvador do gênero humano, e também do mundo inteiro, em quem pela fé se salvaram todos os que antes da Lei, sob a Lei e sob o Evangelho foram salvos, e em quem se salvarão todos os que ainda vierem a salvar-se até o fim do mundo. É o próprio Senhor quem diz no Evangelho: “O que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador ... Eu sou a porta das ovelhas” (João 10.1 e 7). E também em outro lugar, no mesmo Evangelho: “Abraão... viu o meu dia e regozijou-se” (cap. 8.56). O apóstolo São Pedro também diz: “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Cremos, portanto, que seremos salvos mediante a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, como nossos pais o foram (At 4.12; 10.43; 15.1 1). São Paulo também diz: “Todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo” (1ª Co 10.3 ss). E assim lemos o que João diz: Cristo era o “Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo” (Apoc 13.8), e João Baptista testificou que Cristo é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Eis por que professamos e pregamos, com toda a clareza, que Jesus Cristo é o único Redentor e Salvador do mundo, o Rei e o Sumo - Sacerdote, o verdadeiro Messias esperado, aquele santo e bendito que todos os tipos da lei e todos os vaticínios dos profetas prefiguraram e prometeram; e que Deus o designou anteriormente e no-lo enviou, de modo que não devemos esperar nenhum outro. Nem nos resta agora outra coisa que darmos a Cristo toda a glória, nele crermos, somente nele descansarmos, desprezando e rejeitando todas as demais ajudas na vida. Com efeito, decaíram da graça e tornam Cristo vão para si todos os que buscam a salvação em qualquer outra coisa que não somente em Cristo (Gal 5.4). 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois que o homem caiu e foi expulso da presença de Deus, está exilado e cortado da comunhão com o Rei, e o único caminho de volta se chama Jesus Cristo. Do primeiro que retornou até o último a retornar todos devem passar pelo mesmo caminho, mesmo porque outro não há. Cada salvo que está no céu e todos que ainda para lá deverão ir, devem sua ida e permanência ali à obra meritória do Senhor Jesus Cristo, a qual havia sido apresentada a Deus desde toda a eternidade. De modo que na economia da antiga aliança, quando os cordeiros eram sacrificados no templo, cada um deles apontava para o verdadeiro e real sacrifício, o do Filho de Deus. Todo esforço para salvar-se a si próprio é vão, é desprezar o Cordeiro sacrificado, é ofensivo a Deus, uma vez que Ele já nos deu Seu único Filho por nossos pecados. Toda busca fora de Cristo é vã porque se houvesse outro meio de se chegar ao céu Deus teria enviado sua palavra através dos profetas, ensinando isso, e não teria mandado o Verbo encarnado para morrer por nós. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados