Salmo 14


1 DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
2 O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao SENHOR?
5 Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o SENHOR é o seu refúgio.
7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O néscio aqui é aquele que vive como se Deus não existisse. Ele diz no seu coração: “não há Deus”, tentando se convencer disso, porque de fato, todos os homens trazem dentro de si uma reminiscência da imagem de Deus que o leva a pensar nesse Ser maravilhoso que o criou. Os demônios sabem que Deus existe e tremem diante de seu juízo. O homem que se declara ateu é pior do que essas criaturas. “O que não crê que há um Deus é mais vil que o diabo; negar que Deus existe, é uma classe de ateísmo que não se acha no inferno. Na terra há muitos ateus. No inferno, nenhum” - T. Brooks. O problema do ateu é seu coração endurecido. Ele não quer Deus porque Deus o incomoda. De certa forma há muitos, talvez a grande maioria dos homens, que vivem assim, como se Deus não existisse, como se não houvesse juízo, como se não houvesse um lugar de punição. Tais pessoas vivem neste mundo como se ele não tivesse dono, ou melhor, pensam que são os donos do mundo. Mas Deus disse: porque toda a terra é minha” - Êxodo 19.5. “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” - Salmo 24.1. Um dia todos os homens terão de prestar contas diante do juiz de toda a terra. Um dia todo cruzará seu caminho com Deus, queira ou não, creia ou não. Felizes os que creem e são reconciliados com Deus em Cristo Jesus. Ai daqueles que tiverem que chegar diante dele no grande tribunal sem a mediação de Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados