Salmo 12


1 SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3 O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
4 Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é SENHOR sobre nós?
5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
6 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
7 Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre.
8 Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que constatação! Triste constatação! Faltam homens piedosos. E o salmista fez essa observação a partir do próprio povo da Aliança, os filhos de Abraão. Quando o que mais deveria existir eram piedosos servindo a Deus por gratidão pela sua bondade revelada ao seu povo, Davi verificou que havia poucos deles. Fora das cercanias do povo da Aliança todos sabemos que o vil é exaltado e o piedoso excluído; o ímpio recebe honra enquanto que o pio é vilipendiado; a mentira recebe mais crédito do que os absolutos de Deus; políticos bajuladores sobem ao pódio e os profetas são levados à masmorra e condenados à solitária. Neste mundo caído os santos são ‘persona non grata’ e recebem o ódio e a discriminação do sistema. Mas o salmista constatou que mesmo dentro dos arraiais da terra da Promissão o piedoso era um espécime em extinção, e isto lhe pesou o coração. Por isso clamou: Salva-nos! Socorre-nos! Pois se há alguém que pode efetivamente fazer algo é o Senhor. Só Ele pode soprar do alto e trazer os homens ao arrependimento e a conversão. Só Ele pode promover o verdadeiro avivamento, aquele que irrompe desde os céus e atinge as profundezas deste mundo caído no pecado, tornando homens corrompidos pelo pecado em verdadeiros santos piedosos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados