Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 3


Artigo 3 – O valor infinito da morte de Cristo: A morte do Filho de Deus é o único e o mais perfeito sacrifício e satisfação pelos pecados; tem valor e mérito infinitos; é abundante o suficiente para expiar os pecados do mundo inteiro.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Para reverter os efeitos do pecado e da queda da humanidade, a mesma justiça de Deus exigia um sacrifício de valor infinito e eterno. Para que o homem fosse liberto da culpa, da escravidão e um dia da presença do pecado seria necessário um sacrifício extraterreno, cujo efeito se sobrepusesse ao tempo e cuja eficácia adentrasse o santuário celestial. Naturalmente que um sacrifício assim só poderia ser feito pelo próprio Deus. Assim, se o nosso Fiador tinha que ser um homem para ser o representante da nossa raça, tinha também que ser Deus para oferecer um sacrifício infinito e eterno. Então Deus entrou na humanidade através de Seu Filho. O Criador vestiu-se de criatura, para redimir aqueles, que dantes havia escolhido para com Ele habitar. Essa é a maravilhosa história da redenção. Jesus morreu por nós e seu sacrifício é suficiente para o mundo inteiro, todavia eficiente só para os eleitos, pois esses são os que creem. Nele há poder para salvar todos quantos vierem a Cristo, trazidos pelo Pai - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” - 1ª João 2.2. A morte de Cristo incluiu todos os eleitos de Deus de todos os lugares e de todos os tempos. Os crentes do Antigo Testamento foram salvos pela eficiência do sangue de Cristo tanto quanto os crentes do Novo Testamento. Isso porque esse sangue foi conhecido desde a fundação do mundo - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” - 1ª Pedro 1.18-20. Nossa redenção foi feita pelo sangue do Cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados