Os Cânones de Dort - Capítulo 1 - Artigo 17


Artigo 17 – Os filhos de crentes que morrem na infância: Devemos julgar a respeito da vontade de Deus com base na sua Palavra, que declara que os filhos de crentes são santos, não por natureza, mas em virtude da aliança da graça da qual participam juntamente com seus pais. Por causa disso, pais tementes a Deus não devem ter dúvida da eleição e salvação de seus filhos, que Deus chamou desta vida ainda na infância.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: A Congregação do Senhor é formada por homens, mulheres e crianças. Isto é, todos os membros da família. As crianças fazem parte da assembleia dos santos - “E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro” - Esdras 10.1. O Senhor disse que os filhos dos crentes são seus e os vindicou através do profeta - Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição? E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo” - Ezequiel 16.20-21. Os filhos dos crentes participam das promessas da Aliança juntamente com seus pais e o batismo é o selo que lhes garante e assegura essas promessas. Por isso mesmo, devem receber o batismo logo quando nascem, sendo assim separados para Deus. Enquanto crescem, os pais devem lhes falar da sua natureza pecaminosa e da provisão graciosa de Deus; ensinar-lhes os privilégios e responsabilidades decorrentes do status que possuem, até eles terem idade de responderem por si mesmos a Deus. Contudo, se por uma infelicidade, houver uma interrupção nesse relacionamento e Deus chamar algum deles, devemos confiar que esse foi o melhor momento para aquele que foi chamado e que ele foi para o Senhor. Se qualquer dessas crianças for levada por Deus, devemos crer que foi salva. Sabemos que para ser salvo, o pecador precisa ser regenerado; os filhos da Aliança também. O sinal externo, o batismo, não é garantia da salvação, mas ele assegura as promessas da Aliança, por isso devemos descansar no Senhor e confiar firmemente nessas promessas. Quando Deus chama um filho da Aliança na infância devemos confiar que Deus completou a sua redenção naquele infante membro da Sua Congregação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados