Os Cânones de Dort – Capítulo 1 - Artigo 3

ARTIGO 3 - A PREGAÇÃO DO EVANGELHO: PARA QUE OS HOMENS SEJAM CONDUZIDOS À FÉ, DEUS ENVIA, EM SUA MISERICÓRDIA, MENSAGEIROS DESTA MENSAGEM MUITO ALEGRE À QUEM E QUANDO ELE QUER. PELO MINISTÉRIO DELES, OS HOMENS SÃO CHAMADOS AO ARREPENDIMENTO E À FÉ NO CRISTO CRUCIFICADO. PORQUE ... como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? - Romanos 10.14-15.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Deus, em Sua infinita sabedoria, decretou salvar os eleitos através da pregação. E, se o meio pelo qual chama seus escolhidos, é a pregação do Evangelho, então, o trabalho da Igreja é pregar esse Evangelho. Essa, é a sua missão inestimável e insubstituível neste mundo. Entretanto, se a pregação do Evangelho, não trouxer tantos quantos gostaríamos, não alcançar a todos que objetivávamos, não despertar a fé e trazer ao convívio da Igreja todos quantos almejávamos, devemos confiar e esperar em Deus; porque, se a pregação não fizer esse trabalho, é porque não há o que fazer ali ou, o que deveria ser feito, já o foi. Contudo, jamais a Igreja deve se desesperar, e lançar mão dos recursos e estratégias do mundo para atrair pessoas, como se o resultado, fosse sua responsabilidade. O evangelho genuíno, não precisa da ajuda de artifícios para atrair as ovelhas. Elas ouvem a voz do Pastor, e vêm a Ele. Jesus veio para as Suas ovelhas perdidas, e elas, quando ouvem a sua voz, correm para Ele - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai - João 10.27-29. Os que não vêm a Cristo ao ouvir sua Palavra, é porque não são suas ovelhas - Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito - João 10.26. Esses, que querem unir-se à Igreja por causa do ambiente agradável, da boa música, dos bons relacionamentos, das atividades, dos entretenimentos, mas não por causa da Palavra de Cristo, não são das suas ovelhas. Quem Deus deseja salvar, Ele o atrairá pela sua Palavra - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve - 1ª João 4.6. É isto, que o apóstolo, fala em Romanos 10. Àqueles a quem Deus deseja salvar, Ele mesmo enviará mensageiros com sua Palavra. Estes pregarão, e aqueles darão ouvidos e serão trazidos à família da fé. Igreja é o resultado da pregação da Palavra de Deus. Multidão que resulta de palestras motivacionais, de um evangelho positivista e triunfalista, composto de meias-verdades, sem a cruz de Cristo, recheadas de entusiasmo carnal, essa multidão não é Igreja. É um povo enganado e iludido por falsas promessas de uma vida fácil, de prosperidade, saúde, triunfo, sucesso e ainda pela garantia do céu após a morte. Mas a verdadeira Igreja, é aquela que resulta da pregação do genuíno Evangelho de Cristo. Ali, estão aqueles que foram atraídos, não para receberem uma cura física e temporal, uma promessa de benção material, mas foram atraídos para o Bom Pastor, ouvindo a Sua Voz - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido... Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor - João 10.14, 16. A responsabilidade dos mensageiros, é serem fiéis a mensagem e não pelos resultados. A Igreja deve buscar ser fiel a qualquer custo, e não buscar resultados a qualquer custo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados