O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 52



127. QUAL É A SEXTA PETIÇÃO?
RESPOSTA: "E NÃO NOS CONDUZAS À TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL". QUER DIZER: SOMOS TÃO FRACOS QUE, POR NÓS MESMOS, NÃO PODEMOS SUBSISTIR POR UM SÓ MOMENTO; ALÉM DISTO, NOSSOS INIMIGOS DECLARADOS: O DIABO, O MUNDO E NOSSA PRÓPRIA CARNE NOS TENTAM CONTINUAMENTE. POR ISSO, TE PEDIMOS: SUSTENTA-NOS E FORTALECE-NOS, PELO PODER DE TEU ESPÍRITO SANTO, A FIM DE QUE NESTE COMBATE ESPIRITUAL NÃO SEJAMOS DERROTADOS, MAS POSSAMOS FORTEMENTE RESISTIR, ATÉ QUE FINALMENTE ALCANCEMOS A VITÓRIA TOTAL.
—————————————–
Comentário: Que não sejamos conduzidos à circunstâncias favoráveis ao inimigo das nossas almas e estejamos assim expostos aos seus ardis e maquinações. Sabemos que Deus jamais nos tenta mas pode permitir que sejamos tentados por Satanás como Pedro o foi - Disse também o Senhor: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22.31-32). Esse pedido é uma humilde súplica ao Senhor que não nos deixe expostos nem vulneráveis às tentações do inimigo mais que podemos suportar e não venhamos a cair, traídos também pela nossa própria carne que também se alia aos demais inimigos contra nós. Então rogamos que o Pai nos fortaleça pelo seu Espírito Santo nos fazendo sensíveis e dando-nos discernimento espiritual para detectarmos as sutis armadilhas do inimigo e assim não caiamos nelas. E Deus que conhece a nossa estrutura nos ouve e nos poupa conforme sua santa vontade.
—————————————–
128. COMO VOCÊ TERMINA SUA ORAÇÃO?
RESPOSTA: "POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA, PARA SEMPRE". QUER DIZER: TUDO ISSO TE PEDIMOS, PORQUE TU QUERES E PODES DAR-NOS TODO O BEM, POIS ÉS NOSSO REI E TUDO ESTÁ EM TEU PODER. PEDIMOS-TE ISSO TAMBÉM, PARA QUE NÃO O NOSSO, MAS TEU SANTO NOME SEJA ETERNAMENTE GLORIFICADO.
—————————————–
Comentário: A declaração final que o Reino pertence ao Senhor é o reconhecimento de que Ele reina soberano, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e a confissão de que nos submetemos ao seu domínio para obedecer à sua vontade para sempre. E que esperamos unicamente nele para nos livrar e socorrer.
—————————————–
129. O QUE SIGNIFICA A PALAVRA: "AMÉM"?
RESPOSTA: AMÉM QUER DIZER: É VERDADEIRO E CERTO. POIS DEUS ATENDE À MINHA ORAÇÃO COM MUITO MAIS CERTEZA DO QUE O DESEJO QUE EU SINTO, NO CORAÇÃO, DE SER OUVIDO POR ELE.
—————————————–
Comentário: Amém é um dos nomes do Senhor Jesus - “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” (Apocalipse 3.14), e significa que Ele é fiel e verdadeiro. Ele nos leva muito a sério quando falamos com Ele e jamais nos deixa de atender, embora sempre faça a sua vontade para a nossa própria segurança. É bom rogar sempre que sua suprema se sobreponha a nossa e seja realizada, porque isso é o melhor para nós, porque a vontade dele para nós é perfeita, boa e agradável.
Aqui termina o Catecismo de Heidelberg, com a explicação sobre o Amém da oração do Senhor. E podemos dizer também um Amém, rogando que Aquele que é que Fiel e Verdadeiro sustente e mantenha Sua Igreja unida em torno dessa verdade e fidelidade a Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados