"Segunda Confissão de Fé Helvética" 12. Da lei de Deus

A vontade de Deus nos é exposta na Lei de Deus. Ensinamos que a vontade de Deus nos é exposta na Lei de Deus: o que ele quer ou não quer que façamos, o que é bom e justo, ou o que é mau e injusto. Portanto, confessamos que a Lei é boa e santa. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A lei natural. Esta Lei foi escrita nos corações dos homens pelo dedo de Deus (Rom 2.15), e é chamada a lei natural; foi também esculpida pelo dedo de Deus nas duas tábuas de Moisés e mais pormenorizadamente exposta nos livros de Moisés (Êx 20.1 ss; Deut 5.6 ss). Para maior clareza, distinguimos: a lei moral contida no Decálogo ou nas duas Tábuas e expostas nos livros de Moisés; a lei cerimonial, que determina as cerimônias e o culto de Deus; e a lei judiciária, que versa questões políticas e domésticas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deus tem seus decretos que foram tomados no secreto Conselho da Santíssima Trindade desde toda a eternidade e seus mandamentos dados às suas criaturas. Aqueles decretos e seus mandamentos se entrelaçam na história do tempo para compor e cumprir o misterioso processo da criação, queda e redenção, bem como da manutenção de todas as coisas. Seus decretos são irresistíveis e desconhecidos das criaturas. Contudo sua vontade revelada em suas leis pode ser resistida, e por esta suas criaturas são responsáveis. Assim opera a Providência. Aquilo que torna os homens responsáveis diante de Deus é a sua vontade revelada em sua Lei. Lei que primeiramente foi gravada no próprio coração do homem. Assim está escrito: Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os - (Romanos 2.14-15). Um dia Deus veio pessoalmente à terra sobre o Monte Sinai para trazer sua Lei. Deu-a a Moisés, gravada em duas tábuas de pedra. Esta lei foi conhecida como o Decálogo ou Os Dez Mandamentos. Ela compõe a Lei moral de Deus, Lei esta que permanece em vigência. Após isso Deus acrescentou outras leis cerimoniais e judiciais que estiveram em vigência enquanto o povo de Israel era uma nação. Após a vinda do Messias tais leis foram abolidas, permanecendo apenas aquelas que haviam sido colocadas dentro da arca do testemunho.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confissão Rochelle Comentada

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I