Salmo 12


1 SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3 O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
4 Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é SENHOR sobre nós?
5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
6 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
7 Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre.
8 Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que constatação! Triste constatação! Faltam homens piedosos. E o salmista fez essa observação a partir do próprio povo da Aliança, os filhos de Abraão. Quando o que mais deveria existir eram piedosos servindo a Deus por gratidão pela sua bondade revelada ao seu povo, Davi verificou que havia poucos deles. Fora das cercanias do povo da Aliança todos sabemos que o vil é exaltado e o piedoso excluído; o ímpio recebe honra enquanto que o pio é vilipendiado; a mentira recebe mais crédito do que os absolutos de Deus; políticos bajuladores sobem ao pódio e os profetas são levados à masmorra e condenados à solitária. Neste mundo caído os santos são ‘persona non grata’ e recebem o ódio e a discriminação do sistema. Mas o salmista constatou que mesmo dentro dos arraiais da terra da Promissão o piedoso era um espécime em extinção, e isto lhe pesou o coração. Por isso clamou: Salva-nos! Socorre-nos! Pois se há alguém que pode efetivamente fazer algo é o Senhor. Só Ele pode soprar do alto e trazer os homens ao arrependimento e a conversão. Só Ele pode promover o verdadeiro avivamento, aquele que irrompe desde os céus e atinge as profundezas deste mundo caído no pecado, tornando homens corrompidos pelo pecado em verdadeiros santos piedosos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confissão Rochelle Comentada

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I