O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 37


101. Mas não podemos nós, de modo piedoso, fazer juramento em nome de Deus?
Podemos sim, quando as autoridades o exigirem ou quando for preciso, para manter e promover a fidelidade e a verdade, para a glória de Deus e o bem-estar do próximo. Pois tal juramento está baseado na Palavra de Deus e era praticado, com razão, pelos santos do Antigo e Novo Testamento. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Bíblia nos ensina que nossa palavra deve ser uma só. Nosso sim deve sim, e nosso não deve ser não - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna - Mateus 5.37. Se, contudo, uma situação exigir de nós mais do que nossas palavras, podemos chamar o testemunho de Deus. Isto, porém, só deve ser feito em casos muito especiais e solenes, como, por exemplo, quando as autoridades o exigirem de nós, ou em algum caso muito grave para mantermos a verdade e a paz - Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda - Hebreus 6.16Também quando fazemos nossos votos e promessas solenes diante da congregação, sabemos que temos Deus como testemunha. Fora disso, jamais devemos pronunciar juramentos levianos e corriqueiros.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
102. Podemos jurar também pelos santos ou por outras criaturas?
Não, porque o juramento legítimo é uma invocação a Deus, para que Ele, o único que conhece os corações, testemunhe a verdade e nos castigue, se jurarmos falsamente. Tal honra não pertence a criatura alguma.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apenas devemos jurar pelo nome do Senhor. Primeiro porque só se jura por alguém que é maior que nós, logo jurar pelos homens ou outras criaturas seria um pecado muito grande e insulto a Deus. Segundo, quando tomamos Deus como testemunha, estamos apelando para o único que é onisciente e sabe todas as coisas. Isto o honra e distingue acima de todas as criaturas, porque estamos reconhecendo que somente Ele pode, não apenas testemunhar, como também, trazer à luz todas as coisas - E ele [Samuel] lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Ele é testemunha - 1º Samuel 12.5. Como crentes em Cristo, devemos honrar nossa palavra, sermos fiéis nos nossos contratos e compromissos, como se cada um deles envolvesse um juramento. Agindo assim honramos o santo nome do Senhor que está sobre nós - E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai - Apocalipse 14.1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confissão Rochelle Comentada

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I