O Catecismo de Heidelberg – Deus Pai e a nossa criação - Dia do Senhor 9


26. Em que você crê quando diz: "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra"?
Creio que o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo criou, do nada, o céu, a terra e tudo o que neles há e ainda os sustenta e governa por seu eterno conselho e providência. Ele é também meu Deus e meu Pai, por causa de seu Filho Cristo. NEle confio de tal maneira, que não duvido que dará tudo o que for necessário para meu corpo e minha alma; e que Ele transformará em bem todo mal que me enviar, nesta vida conturbada. Tudo isto Ele pode fazer como Deus todo-poderoso e quer fazer como Pai fiel.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os cristãos são criacionistas, pois é o que a Bíblia diz que vale, e ela diz que Deus é o Criador de tudo quanto existe. O livro de Gênesis começa dizendo: No princípio criou Deus os céus e a terra - Gênesis 1.1. E o Evangelho de João começa assim: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez - João 1.1-3. Ele pensou, planejou, decretou e ordenou a existência, a manutenção, o propósito de todas as coisas criadas. Ele decretou a vida de cada ser e todas as circunstâncias que os envolvem em toda a sua vida do começo ao fim. Uma vez tudo criado, Ele sustenta, mantêm, governa e dirige tudo e todos para o fim que decretou - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou - Salmo 115.3. Toda a criação depende de Deus para continuar existindo e sem Ele toda a criação entraria em colapso. Portanto nosso Deus não é apenas o Criador, mas também o sustentador, mantenedor, gestor de toda a sua criação. Sendo nosso Pai, confiamos que Ele sempre nos sustentará, nos dando tanto provisão material quanto espiritual; guardando-nos do maligno e fazendo com que o mal que nos sobrevêm nesta vida, sempre promova o nosso bem maior - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito - Romanos 8.28. Saber que esse Deus maravilhosíssimo é o nosso Pai através de Jesus Cristo, é algo que nos dá toda segurança e tranquilidade. O Senhor Jesus ensinou: Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? - Mateus 7.11. Então, quando confessamos que cremos em Deus Pai Todo-poderoso estamos dizendo que sabemos que Ele nos adotou em Jesus Cristo e tem uma providência especial para nós; que estamos absolutamente descansados nele tanto para manter nossa vida e integridade física quanto espiritual. Confiamos que com a sua graça cruzaremos o deserto deste mundo e chegaremos à terra da promissão, porque o que fez a promessa é fiel - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu - Hebreus  10.23.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confissão Rochelle Comentada

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I