A Confissão Rochelle - XXXVII - A eficácia dos Sacramentos

37. A eficácia dos Sacramentos

Nós cremos – como já dissemos – que tanto na Ceia como no Batismo, Deus nos dá realmente e efetivamente o que neles é representado. Por causa disso, nós conjugamos com os símbolos a verdadeira posse e o gozo do que neles nos é apresentado. Assim, todos os que trazem à mesa sagrada de Cristo uma fé pura, recebem verdadeiramente – como um vaso recebe a água que o enche – o que os símbolos testificam, ou seja, que o corpo e o sangue de Jesus Cristo não servem menos de comida e bebida à alma, que o pão e o vinho ao nosso corpo.

Mt 26.26; 1 Co 11.24,25.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Como já afirmamos, não cremos em transubstanciação, porque ela é uma doutrina insustentável. É óbvio que, na noite em que o Senhor foi traído, e também instituiu esse sacramento, os discípulos não comeram, literalmente, a carne e nem beberam, literalmente, o seu sangue. Se fosse assim, seria correto supor também que os israelitas, quando sacrificavam o cordeiro da páscoa, comiam, literalmente, a carne do Messias [o sangue lhes era vedado]. Aquele cordeiro, era um tipo de Jesus Cristo, e participando dele, os irmãos da antiga Igreja, participavam de forma espiritual, do Cordeiro de Deus que viria. Outro tanto, nós da era cristã, participamos, de forma espiritual, do Senhor Jesus Cristo. Tanto a páscoa, quanto a santa ceia, são selos e mistérios. Naquela hora, em que tomamos o pão e o cálice, o Espírito Santo traz, vivas, as Palavras do Senhor Jesus: “Tomai e comei, este é o meu corpo”; “bebei dele todos, este é o meu sangue”. De fato, nossa alma é alimentada pela presença do Senhor naquele momento, não nos elementos físicos, mas de forma espiritual entre nós. Não há nenhum elemento físico que transmita Cristo a nós, nem a água, nem o pão e nem o vinho. Esses foram os únicos elementos físicos que o Senhor nos deixou, contudo todos eles são utilizados, como são em sua própria natureza; a água e o vinho serão sempre água e vinho; o pão será sempre pão. Mas esses símbolos misteriosos, são enriquecedores àqueles, que receberam a revelação dos mistérios do reino dos céus. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados