A Confissão Rochelle - XXX - A igualdade dos pastores - A igualdade das igrejas

 30. A igualdade dos pastores

Nós cremos que todos os verdadeiros pastores, em qualquer lugar que seja, têm a mesma autoridade e igual poder sob um único Cabeça, um único Soberano e único Bispo universal: Jesus Cristo.

A igualdade das Igrejas

Por esta razão, nós cremos que nenhuma Igreja pode pretender exercer domínio ou soberania sobre outra Igreja qualquer que seja.

Mt 20.20-28; 1 Co 3.4-9; Ef 1.22; Cl 1.18,19.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Acrescentando ao que já foi dito anteriormente, todos os oficiais de uma congregação têm a mesma autoridade, todos os oficiais entre as igrejas são iguais e, todas as igrejas locais são iguais entre si. O ensino do Senhor Jesus foi claro aos apóstolos que entre eles não havia maior ou menor, mas todos eram iguais. Houve essa discussão entre os discípulos sobre quem dentre eles seria o maior. E chegou a Cafarnaum, e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos” - Marcos 9.33-35;Então Jesus, chamando-os para junto de si disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo” - Mateus 20.25-27. E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve” - Lucas 22.24-26. É verdade os mais velhos sempre serão mais ouvidos por causa da sua maturidade, mas isso também não é regra. Se o Senhor quisesse estabelecer Pedro como o principal líder da Igreja, Ele o teria feito. E se houvesse uma igreja local a ser estabelecida como algum tipo de sede ou matriz, poderia ser Jerusalém ou talvez Antioquia, por que Roma? E o presbítero da igreja em Jerusalém não foi nenhum dos doze apóstolos mas Tiago, o irmão do Senhor. E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o SENHOR o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar” - Atos 12.717. “E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me” - Atos 15.13. “E no dia seguinte Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali” - Atos 21.18. Mas nem a Tiago, nem a Pedro o Senhor estabeleceu como líder principal; nem a igreja em Jerusalém, em Antioquia, nem a igreja em Roma Deus estabeleceu como sede ou matriz. Isso porque não há igrejas que se sobreponham a outras e nem líderes. Todos os oficiais são iguais e todas as igrejas são iguais. Uns devem ser submissos aos outros e todos ao único Bispo, Apóstolo, Senhor, Rei – Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados