A Confissão Rochelle - XXIV - Rejeição de falsas doutrinas

 24. Rejeição de falsas doutrinas

Porque Jesus Cristo nos foi dado como único Advogado e nos deu ordem de nos dirigirmos diretamente a seu Pai em seu Nome, e posto que nos é permitido orar apenas conforme a maneira que Deus nos prescreveu em sua Palavra:

Nós cremos que tudo o que os homens têm inventado quanto à intercessão dos santos, não passa de abuso e artimanha de Satanás para lhes desviar da forma correta de orar. Nós rejeitamos também, todos os outros meios que os homens presumem ter para se apegar a Deus, porque eles tiram o crédito do sacrifício da morte e da paixão de Jesus Cristo.

Enfim, nós consideramos o purgatório como um erro proveniente desta mesma fonte, de onde também provêm os votos monásticos, as peregrinações, a proibição do casamento e de consumir certos alimentos, a observação cerimoniosa dos dias, a confissão auricular, as indulgências e todas as coisas como essas, através das quais se pensa merecer a graça e a salvação. Todas essas coisas, nós rejeitamos não somente por causa da ideia mentirosa de mérito nelas contidas, mas também porque elas são invenções humanas que impõem um jugo às nossas consciências.

1 Jo 2.1,2; 1 Tm 2.5; At 4.12; Jo 16.23,24; Mt 6.9s; Lc 11.2s; At 10.25,26; 14.15; Ap 19.10; 22.8,9; Mt 15.11; 6.16-18; At 10.14,15; Rm 14.2; Gl 4.9,10; Cl 2.18-23; 1 Tm 4.2-5.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Satanás é o arqui-inimigo de Deus, é inimigo da Igreja e inimigo das nossas almas. Há seis mil anos que vem observando o homem, sendo um profundo conhecedor da raça humana com suas fraquezas e debilidades, com sua tendência ao erro e engano. Ele já foi bem sucedido desde que enganou a Adão, atraindo-o do território de Deus para o seu território; teve sucesso também ao colocar o falso adorador Caim ao lado do fiel servo Abel, levando Caim a assassinar seu próprio irmão. Desde então Satanás guerreia contra a semente da mulher para desviá-la do Deus vivo. Satanás é habilidoso em muitas coisas malignas, mas sua especialidade é o engano religioso. Ele conseguiu enganar a Adão, conseguiu levar Noé a embriaguez, Abraão a mentir e negociar sua própria mulher, Davi a cometer um adultério e encomendar um assassinato, Salomão a prostituir-se com os falsos deuses, apenas para citar alguns exemplos de homens santos que foram derrubados pelo grande caçador de almas. A grande estratégia de Satanás no campo da religião são os ídolos e as superstições. Nessas coisas a grande maioria da humanidade sempre esteve embaraçada e ainda hoje está. Não apenas o povo de Israel andou as voltas com os falsos deuses, mas também o novo Israel [a Igreja] desde seus primórdios, tem sido alvejada com a artilharia mais pesada do inferno. Jesus e os apóstolos travaram grande combate contra as hostes infernais e, por esses dois milênios milhares de santos e mártires têm suado e derramado sangue nesse confronto interminável. O engano sempre prosperou mais que a verdade; sempre houve mais pessoas seguindo a mentira do que a verdade; a verdade sempre encontrou muito mais oposição do que aceitação. As seitas são as que mais crescem e prosperam; o evangelho mais aceito é aquele corrompido e misturado com superstições, filosofias, ideologias diabólicas, falsa ciência, esoterismo, xamanismo, e outros. Em nossos dias o evangelho que a maior parte da cristandade conhece está mesclado com a psicologia, positivismo, pragmatismo, utilitarismo, secularismo, materialismo, relativismo e outros mais. É raro encontrar alguém que professe a fé em Cristo e não esteja enganchado nalgum desses artifícios do inferno. Que Deus nos ajude. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados