A Confissão Rochelle - XVII - Nossa Reconciliação

 17. Nossa reconciliação

Nós cremos que, pelo sacrifício único que o Senhor Jesus ofereceu sobre a cruz, somos reconciliados com Deus, a fim de sermos tomados por justos diante dEle e considerados como tais. Nós não podemos, com efeito, lhes ser agradáveis e participar de sua adoção, a menos que Ele nos perdoe os erros e os enterre. Assim, nós protestamos que Jesus Cristo é nossa integral e perfeita purificação, que em sua morte nós temos uma total satisfação para quitar nossos crimes e iniquidades, das quais somos culpados e não podemos ser libertados exceto por esse meio.

2 Co 5.19; Ef 5.2; He 5.7-9; 9.14; 10.10,12,14; 1 Tm 1.15; 1 Pe 2.24-25; Ef 5.26; Tt 3.5; He 9.14; 1 Pe 1.18,19; 1 Jo 1.7; Rm 3.26.

--------------------------------------------------------------

Comentário: O homem, por assim dizer, é um território ocupado, ou ele é ocupado por Deus ou por Satanás. Todo pecador nasce no território de Satanás; ali viverá e morrerá. Para tirá-lo dali é necessário um poder maior do que de Satanás; novamente, o nosso Salvador só pode ser Deus. O Senhor Jesus falou assim:Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos” - Lucas 11.20-22. O valente é Satanás e ele tem todos os homens pecadores sob seu domínio; o mais valente é o Senhor Jesus; é ele quem resgata os pecadores do domínio de Satanás. Por isso diz que expulsava os demônios e isso era a prova que o reino de Deus estava sendo estabelecido. Cada pecador resgatado torna-se um território ocupado pelo Espírito Santo, uma propriedade do Senhor Jesus Cristo. Onde o reino de Deus chega, dali Satanás tem que sair. E esta é a única maneira de Satanás desocupar a casa. Cada homem salvo é um território conquistado pelo Senhor Jesus Cristo; ali flamula a bandeira do reino de Deus. Em princípio, todos os homens são inimigos de Deus, pois estão do lado de Satanás: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” - Efésios 2.2-3. Quando o evangelho chega e a pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, é uma conquista do Senhor, isto é, o pecador inimigo é conquistado e reconciliado com Deus, tornando-se assim amigo de Deus. Cada crente um ex-inimigo de Deus que foi conquistado pelo Espírito Santo e agora está no reino do Senhor Jesus Cristo. O Senhor nos traz a sua presença onde poderia nos matar, pois somos dignos de morte; mas, em vez de nos matar ele nos perdoa e nos reconcilia consigo mesmo. Deus não nos tem mais como culpados, mas como justificados; nossa culpa foi perdoada, nossa rebelião e traição também; agora estamos em paz com Deus e ele nos adota em sua família. Isso é a reconciliação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados