A Confissão Rochelle - XII - Nossa eleição em Jesus Cristo

 III. JESUS CRISTO

12. Nossa eleição em Jesus Cristo

Nós cremos que desta corrupção e condenação geral na qual todos os homens estão mergulhados, Deus tira os que, em seu conselho eterno e imutável, Ele elegeu por sua bondade e misericórdia em nosso Senhor Jesus Cristo, sem considerar suas obras, deixando os outros naquela mesma corrupção e condenação, para demonstrar neles Sua Justiça, como aos primeiros ele fez resplandecer as riquezas de sua misericórdia.

Porque uns não são melhores que os outros, até quando Deus os separa segundo o Seu conselho imutável, que Ele determinou em Jesus Cristo antes da fundação do mundo, e também ninguém poderia, por sua própria virtude, introduzir tal bem, visto que por natureza nós não podemos fazer um nenhuma boa ação, nem afeição, nem pensamento, até que Deus nos preceda e nos faça dispostos.

Jr 1.5; Rm 8.28-30 e todo o cap. 9; Ef 1.4,5; Rm 3.28; 2 Tm 1.9; Tt 3.5; Ex 9.16; Rm 9.22; 2 Tm 2.20; Ef 1.7; Rm 3.22,23; 9.23; Ef 1.4; 2 Tm 1.9; Jr 10.23; Rm 9.16; Ef 1.4,5; 2 Tm 1.9; Fl 2.13; Tt 3.3.

--------------------------------------------------------------

Comentário: A humanidade está perdida, completa e eternamente perdida; o homem é um caso perdido, ele nasce em pecado, vive pecando e morre no pecado e suas consequências. Depois da queda a situação ficou absurdamente complicada para o homem. Nessa miserável e irreversível condição vivem homens e mulheres neste mundo; e a grande maioria nem se dá conta disso, nem mesmo faz ideia de quão tênue é o fio que os segura sobre o inferno. Estão intoxicados pelos efeitos do pecado e não percebem que estão envenenados pela peçonha da serpente e que neles não há bem algum, assim caminham neste mundo atrás de provisões temporais e esquecem-se que têm uma alma eterna, não atinam para seu futuro que pode estar muito mais perto do que imaginam; futuro esse que é a morte eterna ou o confinamento da sua alma num lugar de horrível juízo, como o próprio Senhor Jesus falou:Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga”. A pior parte é que ninguém pode por si mesmo resolver essa questão; só saem dessa condição aqueles que conhecem o Médico enviado do céu para curar a humanidade – Jesus Cristo. A parte boa é que uma parcela considerável dos filhos de Adão são chamados a sair dessa condição miserável e maldita; esses são escolhidos pelo próprio Senhor que, pela sua infinita misericórdia, os arrebata das mãos de Satanás, os livra do pecado, os separa do mundo para Si. Bem-aventurados aqueles que Deus escolhe, faz chegar a Si e os faz habitar em Seus átrios – Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa e do teu santo templo – (Salmo 65.4).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados