A Confissão Rochelle - XI - A Condenação do Pecado

 11. A condenação do pecado

Nós cremos também que este mal do pecado original, é pecado no senso próprio da palavra, o qual é suficiente para condenar todo o gênero humano, até as crianças desde o ventre materno, e como tal ele é reputado diante de Deus.

Nós cremos de fato, que após o Batismo, o pecado original é sempre pecado quanto à culpa; ainda que a condenação dos filhos de Deus seja abolida, não mais lhes imputando culpa, por sua bondade graciosa.

A permanência do pecado. Nós cremos, também, que o pecado original é uma perversão que sempre produz frutos de malícia e rebelião, mesmo nos mais santos; ainda que eles o resistam, não deixem de ser manchados de enfermidades e faltas enquanto eles habitam neste mundo.

Sl 51.7; Rm 3.9-12,23; 5.12; Ef 2.3; Rm 7; 2 Co 12.7.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Todo filho de Adão nasce no pecado e com o pecado; ele traz a este mundo o pecado consigo; aliás essa é a única coisa que trazemos a este mundo com nosso nascimento. Esse é o grande problema dos filhos de Adão; esse é o maior problema que assombra e ameaça a humanidade, o pecado. Se esse problema não for resolvido aqui neste mundo, ainda que o homem tenha vida bem longa, viverá em vão. De fato o tempo de vida que cada “Adão” tem neste mundo é para reparar o estrago da queda no Éden. O primeiro Adão pecou e imediatamente morreu, porém sua morte foi espiritual. A morte física demorou algum tempo [Adão viveu 930 anos] mas chegou. Os anos que Adão viveu após a queda foi o tempo que ele tinha para reparar seu terrível erro. Obviamente todos sabemos que Adão não poderia consertar a situação; então o Senhor veio a ele, buscou-o e revelou-lhe seu plano de redenção. Adão creu em Deus. Quando veio a morte física, sua alma já estava redimida. Todos os filhos de Adão nascem neste mundo já com a condenação sobre si. Deus lhes dá certo tempo aqui na terra onde cada qual deve acertar sua situação com Deus. De novo, sabemos que a salvação é uma impossibilidade para nós. Então Deus vem a nós, isto é, a cada um que Ele escolhe e lhes revela o plano eterno de redenção. Aqueles que crerem no Redentor [Jesus Cristo, o Filho Eterno] serão salvos. Quem não crer não será reconciliado e terá vivido sua vida em vão. A redenção é um processo que se dá em etapas: primeiro Deus nos perdoa toda a culpa do pecado, tornando-nos justificados; em seguida nos liberta do jugo da escravidão do pecado; e finalmente nos chama a eternidade quando nos livra da presença do pecado para sempre. Mas enquanto estamos neste mundo ainda lutamos diariamente contra o pecado, contra nossa inclinação para o mal, contra nossa natureza adâmica que herdamos do nosso pai. Essa luta termina quando Deus nos chama desta vida. Contudo, para quem não foi redimido não haverá paz, mas um tormento eterno o aguarda depois que encerrar sua jornada neste mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados