A Confissão Rochelle - X - A Hereditariedade do Pecado

 10. A hereditariedade do pecado

Nós cremos que toda a descendência de Adão está infectada pelo contágio do pecado original, o qual é um mal hereditário e não somente uma imitação, como ensinam os pelagianos, os quais têm seus erros por nós reprovados.

Nós estimamos que não seja necessário procurar saber como o pecado é transmitido de um homem à sua descendência, porque nos basta saber que o que Deus deu a Adão, não era apenas para ele, mas para ele e toda a sua posteridade, e assim, na pessoa mesma de Adão, nós fomos destituídos de todo o bem, e fomos precipitados numa indigência extrema e na maldição.

Gn 6.5; 8.21; Jó 14.4; Sl 51.7; Mt 15.19; Rm 5.12-18.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Todos os filhos de Adão e cada um deles já nasce com a doença hereditária, congênita, que entrou no mundo com a queda, e seguramente deverá após algum tempo, de fato em pouco tempo, morrer por causa dessa enfermidade. O homem não é pecador porque peca, mas peca porque é pecador. A grande maioria da humanidade nasce no pecado, vive no pecado e perece eternamente no pecado. O pecado é a única coisa que o homem traz a este mundo e, se não for salvo por Cristo, será a única coisa que levará deste mundo, porque a morte não resolve o problema do pecado, antes o eterniza. A morte do corpo não mata o pecado, mas ele continua na alma do pecador. No dia do juízo final, após a ressurreição de todos, o pecador não redimido por Cristo será lançado na condenação eterna de corpo e alma. Os cristãos têm compreensão de que nasceram em pecado e tudo quanto desejam é quando saírem deste mundo deixar o pecado aqui. Só os cristãos têm essa esperança. Os que morrerem sem redenção o pecado será amalgamado as suas almas para sempre; jamais se verão livres da presença e do desconforto desse que é o pior inimigo do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados