A Confissão Rochelle - VI - A Trindade

 6. A Trindade

Esta Escritura santa nos ensina que na única e simples essência divina que confessamos, há três Pessoas, O Pai, o Filho e o Santo Espírito:

O Pai é a primeira causa, princípio e origem de todas as coisas.

O Filho, sua Palavra e sabedoria eterna.

O Espírito Santo, sua virtude, seu poder e eficácia.

O Filho é eternamente gerado do Pai; o Santo Espírito procede eternamente do Pai e do Filho.

As três Pessoas da Trindade não se confundem, mas são distintas; elas, no entanto, não estão separadas, porque elas possuem uma essência, eternidade e poder idênticos e são iguais em glória e majestade.

Nós aceitamos, portanto, neste ponto, as conclusões dos Concílios antigos e rejeitamos todas as seitas e heresias que foram rejeitadas pelos santos doutores, como santo Hilário, santo Atanásio e são Cirilo.

Dt 4.12; 10.17; Mt 28.19; 1 Jo 5.7; Mt 28.19; Jo 1.1; Jo 17.5; At 17.25; Rm 1.7; 1 Jo 5.7.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Esta doutrina, da Trindade, é muitíssimo importante, mas para o homem natural, nenhuma doutrina merece muita atenção porque há uma tendência na mente caída de supor que doutrina não é a coisa mais importante que mereça nossa maior atenção, e que talvez o amor, a boa intenção, a sinceridade, a dedicação, junto com sua profissão de fé, sejam mais importantes do que a própria doutrina. Com essa premissa errônea em suas mentes chegam às conclusões mais estúpidas e absurdas possíveis. Imaginemos alguém com um mapa errado em mãos querendo chegar a certo destino. Ora se você tem como guia para chegar a um determinado lugar um único mapa e este mapa estiver errado, um pouco que seja, você jamais chegará onde pretende, inevitavelmente chegará ao lugar errado. Por mais que você esteja bem-intencionado, por mais que você professe fé naquele mapa e creia que ele o levará ao destino certo, por mais que você o deseje, não poderá chegar onde pretendia, pois o mapa o enganará, desviará e o levará a um destino diferente do desejado. Existem muitas igrejas cristãs professas que não veem problema em comungar com crentes que não creem na Trindade, que não creem nas duas naturezas de Cristo, ou que não creem na salvação pela graça soberana, ou ainda não creem na eleição, escolha e decretos de Deus. A doutrina da Trindade é da maior importância, pois o verdadeiro Deus, criador, redentor, mantenedor e governador dos céus e da terra, se revela nas sagradas escrituras dessa forma. Sim, embora a própria palavra trindade ou trino não apareçam nas escrituras, contudo, o Deus Trino revela-se perfeitamente dessa forma. É assim que ele é: Trino, três pessoas perfeitamente distintas e contudo um único Deus. Desde o livro de Gênesis até o livro do Apocalipse, encontramos essa manifestação incompreensível, mas maravilhosa. Os três aparecem na criação, na redenção, na manutenção, preservação e governo de todas as coisas nos céus e na terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados