A Confissão Rochelle - V - A autoridade da Escritura

 5. A autoridade da Escritura

Nós cremos que a Palavra contida nesses livros tem sua origem em Deus, e que a autoridade que ela possui vem unicamente de Deus e não dos homens. Esta Palavra é a regra de toda a verdade e contém tudo que é necessário para o serviço de Deus e para nossa salvação; portanto, não é permitido aos homens, nem mesmo aos anjos, acrescentar, diminuir ou alterá-la.

Concluímos que nem a antiguidade, nem os costumes, nem a maioria, nem sabedoria humana, nem julgamentos, nem prisões, nem as leis, nem decretos, nem os concílios, nem visões, nem milagres podem se opor a esta Escritura santa, mas ao contrário, todas as coisas devem ser examinadas, regulamentadas e reformadas por ela.

2 Tm 3.16,17; 1 Pe 1.11,12; 1 Pe 1.20,21; Jo 3.26-31; Jo 5.33,34; 1 Tm 1.15; Jo 15.15;

Jo 20.31; At. 20.27; Dt 4.2; 12.32; Gl 1.8; Pv 30.6; Ap 22.18,19; Mt 15.9; At 5.28,29; 1

Co 11.2,23.

--------------------------------------------------------------

Comentário: É como temos dito. A Bíblia sagrada, o Livro do povo da Aliança é perfeito, porque veio de Deus. Deus mesmo, veio a terra, sobre o Monte Sinai e entregou a Moisés as duas tábuas da lei escrita de próprio punho. Foi o próprio Deus quem a escreveu. Literalmente os dez mandamentos, são escritos do próprio punho do Criador E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” - Êxodo 31.18. Deus fez isso duas vezes. As primeiras tábuas ele trouxe prontas a Moisés. Tendo Moisés quebrado essas tábuas ao pé do monte, teve que preparar outras duas tábuas e levá-las a Deus, que de novo gravou nelas suas palavras – Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra-te duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste” - Êxodo 34.1. “Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da congregação, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim” - Deuteronômio 10.4. Portanto, no que se refere a Bíblia sagrada, não há o que discutir ou debater, mas apenas observar, obedecer, cumprir. Abominamos o irreverente relativismo observado em nossos dias com relação as sagradas escrituras. Ele tem arruinado muitas igrejas e causado grande estrago nos arraiais do povo santo.

--------------------------------------------------------------

Nossos Credos

Neste espírito, nós reconhecemos os três Símbolos, a saber:

O Credo dos Apóstolos.

O Credo de Nicéia.

O Credo de Atanásio.

Porque eles estão de acordo com a Palavra de Deus.

--------------------------------------------------------------

Comentário: Somos muitas vezes criticados pelos liberais, pelos relativistas, pelos infiéis de seguirmos escritos de homens, referindo-se aos nossos credos, catecismos e confissões. Mas quem faz isso não compreende a diferença entre o Canon sagrado que é inspirado por Deus, sendo nossa única fonte e fundamento para a nossa fé, e outros livros ou documentos que são úteis para fazer-nos permanecer dentro dos limites do Canon. Tal é a grande utilidade dos credos, catecismos e confissões. Eles funcionam com balizas para nós sairmos da circunscrição da Palavra. A Igreja de Cristo vem utilizando e se beneficiando há séculos com tais documentos históricos. Contudo, vivemos dias em que grande parte do povo de Deus nem mesmo tem conhecimento desses documentos. Há congregações de igrejas históricas que nem mesmo sabem o que significa uma igreja confessional. Em lugar disso credos, catecismos e confissões dão lugar a livros de psicologia, confissão positiva, batalha espiritual, livros que estão cheios de superstições, o que é muito lamentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados