A Confissão de Fé Escocesa - Capítulo 23


23º CAPÍTULO

A quem Interessam os Sacramentos

Reconhecemos e sustentamos que o batismo se aplica tanto aos filhos dos fiéis como aos fiéis adultos, dotados de discernimento, e assim condenamos o erro dos Anabatistas, que negam o batismo às crianças até que elas tenham compreensão e fé.1 Mas sustentamos que a Ceia do Senhor é somente para aqueles que pertencem à família da fé e podem examinar-se e provar-se a si mesmos, tanto em sua fé como no dever da fé para com o próximo. Os que sem fé ou permanecendo em dissensão com os seus irmãos comem e bebem naquela santa mesa comem indignamente.2 Esta a razão por que os pastores da nossa Igreja fazem exame público e particular, tanto no conhecimento como na conduta e na vida, daqueles que devem ser admitidos à Ceia do Senhor Jesus.

1. Cl 2:11-12; Rm 4:11; Gn 17:10; Mt 28:19.
2. 1Co 11:28-29.
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Comentário: A grande discussão sobre o sacramento do batismo começa com a falta de compreensão sobre a Aliança de Deus com seu povo. Quem parte do Novo Testamento, como os anabatistas, terá mais dificuldade de compreender a Aliança, por esta começou com Abraão. De fato podemos recuar até ao Éden e depois caminhar até chegar em Abraão. Mas partamos da Aliança Abraâmica. Foi com Abraão que Deus firmou a Aliança e instituiu a circuncisão como selo da mesma. A partir de então a circuncisão passou a ser realizada em todas as crianças aos oito dias de vida, isso é em todos os filhos de Abraão. Se algum pagão professasse fé no Deus de Abraão então tal homem seria circuncidado adulto. Por isso não se fala de “circuncisão infantil”, porque, obviamente a circuncisão era feita como mandamento, ao oitavo dia após o nascimento. Quando houve a transição da Antiga para a Nova Aliança, todo derramamento de sangue foi abolido. O único sangue derramado foi o de Cristo e este é absolutamente suficiente. A circuncisão sangrenta foi substituída pelo batismo com água. Falar de batismo infantil, é tão redundante, quanto falar de circuncisão infantil. Tal expressão soaria estranho a um crente fiel da Antiga Aliança. O Santo batismo é hegemonicamente para as crianças e eventualmente para adultos. Quando o Senhor Jesus enviou os discípulos entre os pagãos para anunciar o evangelho, deu ordens para que todos quantos cressem fossem batizados – Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Com respeito a Ceia do Senhor, o apóstolo nos dá orientação para que haja um exame antes de comermos do pão e bebermos do cálice. Isso é suficiente para compreendermos que uma criança, que ainda não tem idade para discernir entre a Santa Ceia e uma ceia comum, não deve participar da mesa do Senhor.

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