A Confissão de Fé Escocesa - Capítulo 3

3º CAPÍTULO

Do Pecado Original

Por essa transgressão, geralmente conhecida como pecado original, a imagem de Deus foi totalmente deformada no homem, e ele e seus filhos se tornaram, por natureza, inimigos de Deus, escravos de Satanás e servos do pecado,1 de modo que a morte eterna tem tido e terá poder e domínio sobre todos os que não foram, não são e não forem regenerados do alto. Essa regeneração se realiza pelo poder do Espírito Santo, que cria nos corações dos escolhidos de Deus uma fé firme na promessa de Deus a nós revelada pela sua Palavra; por essa fé aprendemos Jesus Cristo com os seus dons gratuitos e com as bênçãos nele prometidas.2

1. Sl 51:5; Rm 5:10; 7:5; 2Tm 2:26; Ef 2:1-3.
2. Rm 5:14,21; 6:23; Jo 3:5; Rm 5:1; Fp 1:29.
----------------------------------------------------------------------

Comentário: Usando uma linguagem mais atual, a queda adulterou completamente o design do homem, arruinou a sua configuração. A imagem de Deus impressa nele foi danificada e aquelas qualidades maravilhosas que Deus lhe havia dado foram substituídas por defeitos, os defeitos do próprio satanás. De aliado de Deus tornou-se seu inimigo, de honrado servo do Criador tornou-se vassalo do pecado e do diabo. O negócio foi péssimo. E essa decisão de Adão abriu as portas para a morte entrar na humanidade. O mundo feito para ser um paraíso tornou-se um lugar de morte. Após a transgressão da aliança Adão foi expulso da presença de Deus e atirado para fora do Éden para lavrar a terra e esperar a morte, como Deus disse: No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gênesis 3.19). Desde então, para onde se olha neste mundo se vê sinais da morte: enfermidades, doenças, dores, males físicos e espirituais, todo o tipo de sofrimento e miséria. A única esperança para essa humanidade caída é o Filho de Deus que veio a este mundo para expiar os pecados de todos os que creem e confiam nele. O que falta a nossa sociedade é essa compreensão de que a solução é Cristo Jesus e nada mais. O mundo está cheio de religiões e seitas, cada uma ensinando suas filosofias e terapias. Cresceram cientificamente e estão cheios de ideias, de opiniões, de experiências, mas tudo o que conseguem é remediar a condição do homem, seja física ou emocional. Mas o problema do homem se chama pecado e este só pode ser tratado por Jesus Cristo. Não adianta negar o pecado, diminuir sua importância, mudar seu nome, tentar livrar-se dele. Cada pecador só tem um lugar que pode deixar esse problema e é aos pés do Senhor Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados