26. Do sepultamento dos fiéis e do cuidado que se deve ter com os mortos; do purgatório e da aparição de espíritos (IV)

A aparição de espíritos. No tocante aos espíritos, ou às almas dos mortos, que algumas vezes aparecem aos vivos e pedem a estes certos trabalhos, pelos quais possam ser libertados, incluímos tais aparições entre os ludíbrios, as artimanhas e os enganos do Diabo, que, como pode transformar-se em anjo de luz, assim se esforça para, ou transtornar a verdadeira fé, ou lançar dúvida sobre a mesma. No Velho Testamento, o Senhor proibiu a busca da verdade com os mortos e toda espécie de contacto com os espíritos (Deut 18.11). Ao rico glutão, que estava em tormentos, como narra a verdade evangélica, se negou a faculdade de voltar a seus irmãos. Assim diz o divino oráculo: “Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Luc 16.29 ss) .
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O erro de muitos aqui é tomar alguns episódios narrados na Bíblia como sendo base para fundamentarem uma doutrina. Isto é, muitos fatos narrados na Bíblia não são para desenvolver uma prática do povo de Deus. Só porque Moisés e Elias apareceram com Jesus no Monte da Transfiguração, não significa que os crentes devem buscar tal contato com aqueles que se foram (Mateus 17.3). Aquele foi um caso único. Muitos mortos ressuscitaram juntamente com o Senhor e apareceram aos seus familiares, mas isto foi um fato único e foi para mostrar o poder da ressurreição de Jesus, pelo qual, um dia todos os mortos em Cristo também ressuscitarão (Mateus 27.53). O fato de o rei Saul ter consultado uma médium e aparentemente ter falado com o espírito do profeta Samuel, não dá a ninguém o direito de tal prática. Basta ver que Saul morreu enganado por espíritos enganadores – “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar” - 1º Crônicas 10.13. Temos, isso sim, que observar todo o Conselho de Deus, isto é, o ensino da lei, dos profetas e apóstolos, os quais nos proíbem terminantemente tentar contactar os que já se foram deste mundo, como também nos alertam para as terríveis artimanhas do inimigo das nossas almas em falsificar aparições, justamente para iludir os desavisados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados