"Segunda Confissão de Fé Helvética" 21. Da Santa Ceia do Senhor (IV)

O comer é necessário à salvação. E este comer da carne e beber do sangue do Senhor é tão necessário à salvação, que sem ele, nenhum homem pode ser salvo. Mas este comer e beber, espiritualmente, ocorrem também à parte da Ceia do Senhor, sempre e onde quer que o homem creia em Cristo. A isto talvez se aplique a frase de Santo Agostinho: “Por que preparas os dentes e o estômago? Crê e terás comido”. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O comer sacramental do Senhor. Além do comer altamente espiritual há também o comer sacramental do corpo do Senhor, pelo qual o crente participa não só espiritual e interiormente do verdadeiro corpo e sangue do Senhor, mas também, pela aproximação à Mesa do Senhor, recebe externamente o sacramento visível do corpo e do sangue do Senhor. Sem dúvida alguma, já antes, quando creu, recebeu o crente o alimento que lhe dá a vida, e ainda o usufrui. Portanto, quando ele agora recebe o sacramento não é que não receba algo. Pois ele progride na comunicação contínua do corpo e do sangue do Senhor, e assim sua fé se aviva e se desenvolve mais e mais, sendo revigorada pelo alimento espiritual. Enquanto vivemos, nossa fé aumenta continuamente. Ora, aquele que, externamente, recebe o sacramento com verdadeira fé, não recebe apenas o sinal, mas também, como dissemos, desfruta a própria realidade. Além disso, obedece ele à instituição e ao mandamento do Senhor, e com mente alegre rende graças pela própria redenção e a da humanidade toda, realizando uma fiel comemoração da morte do Senhor, dando testemunho diante da Igreja, de cujo corpo é membro. Assegura-se também, aos que recebem o sacramento que o corpo do Senhor foi dado e seu sangue derramado, não apenas pelos homens em geral, mas, particularmente por todo fiel comungante, para quem ele é alimento e bebida para a vida eterna.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Crê e terás comido”. Não poderia ser diferente disso, porque nos alimentamos de Cristo não apenas quando recebemos os elementos da Eucaristia, mas somos alimentados pela sua Palavra, sua comunhão, adorando-o. O comer da carne de Cristo e beber de seu sangue são atos literais, mas não físicos. Certamente somos alimentados dele ao ingerir os elementos da Eucaristia, mas nosso comer e beber não se limita à participação dela. A eventual não participação da Eucaristia não pode comprometer a nossa salvação. A salvação não está atrelada à Eucaristia, mas sim ao comer e beber de Cristo. Disse o Senhor: “se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos” (João 6.53). Ainda que esse comer e beber estejam presentes na Eucaristia, podemos e devemos desfrutá-los também fora dela. Até porque participamos da Eucaristia a cada mês ou dois meses, e precisamos desse alimento todos os dias. Há igrejas que celebram a Santa Ceia todos os domingos, mas precisamos comer e beber Cristo a cada dia da nossa vida. Contudo, quando estamos reunidos na congregação do Senhor para a celebração da Eucaristia naturalmente que somos alimentados de modo especial, por estarmos obedecendo ao Senhor que a instituiu, o qual nos promete que está conosco todos os dias da nossa vida, e estará conosco de modo especial quando nos reunimos em seu nome para adorá-lo. Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados