"Segunda Confissão de Fé Helvética" 21. Da Santa Ceia do Senhor (IV)
O comer é
necessário à salvação. E este comer da carne e beber do sangue do Senhor é tão necessário à
salvação, que sem ele, nenhum homem pode ser salvo. Mas este comer e beber,
espiritualmente, ocorrem também à parte da Ceia do Senhor, sempre e onde quer
que o homem creia em Cristo. A isto talvez se aplique a frase de Santo
Agostinho: “Por que preparas os dentes e o estômago? Crê e terás comido”.
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O comer
sacramental do Senhor. Além do
comer altamente espiritual há também o comer sacramental do corpo do Senhor,
pelo qual o crente participa não só espiritual e interiormente do verdadeiro
corpo e sangue do Senhor, mas também, pela aproximação à Mesa do Senhor, recebe
externamente o sacramento visível do corpo e do sangue do Senhor. Sem dúvida
alguma, já antes, quando creu, recebeu o crente o alimento que lhe dá a vida, e
ainda o usufrui. Portanto, quando ele agora recebe o sacramento não é que não
receba algo. Pois ele progride na comunicação contínua do corpo e do sangue do
Senhor, e assim sua fé se aviva e se desenvolve mais e mais, sendo revigorada
pelo alimento espiritual. Enquanto vivemos, nossa fé aumenta continuamente.
Ora, aquele que, externamente, recebe o sacramento com verdadeira fé, não
recebe apenas o sinal, mas também, como dissemos, desfruta a própria realidade.
Além disso, obedece ele à instituição e ao mandamento do Senhor, e com mente
alegre rende graças pela própria redenção e a da humanidade toda, realizando
uma fiel comemoração da morte do Senhor, dando testemunho diante da Igreja, de
cujo corpo é membro. Assegura-se também, aos que recebem o sacramento que o
corpo do Senhor foi dado e seu sangue derramado, não apenas pelos homens em
geral, mas, particularmente por todo fiel comungante, para quem ele é alimento
e bebida para a vida eterna.
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“Crê
e terás comido”. Não poderia ser diferente disso, porque nos alimentamos de
Cristo não apenas quando recebemos os elementos da Eucaristia, mas somos
alimentados pela sua Palavra, sua comunhão, adorando-o. O comer da carne de
Cristo e beber de seu sangue são atos literais, mas não físicos. Certamente
somos alimentados dele ao ingerir os elementos da Eucaristia, mas nosso comer e
beber não se limita à participação dela. A eventual não participação da
Eucaristia não pode comprometer a nossa salvação. A salvação não está atrelada
à Eucaristia, mas sim ao comer e beber de Cristo. Disse o Senhor: “se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o
seu sangue, não tereis vida em vós mesmos” (João 6.53). Ainda que esse comer e beber
estejam presentes na Eucaristia, podemos e devemos desfrutá-los também fora
dela. Até porque participamos da Eucaristia a cada mês ou dois meses, e
precisamos desse alimento todos os dias. Há igrejas que celebram a Santa Ceia
todos os domingos, mas precisamos comer e beber Cristo a cada dia da nossa
vida. Contudo, quando estamos reunidos na congregação do Senhor para a celebração
da Eucaristia naturalmente que somos alimentados de modo especial, por estarmos
obedecendo ao Senhor que a instituiu, o qual nos promete que está conosco todos
os dias da nossa vida, e estará conosco de modo especial quando nos reunimos em
seu nome para adorá-lo. Amém.
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