"Segunda Confissão de Fé Helvética" 19. Dos sacramentos e da Igreja de Cristo (III)


A essência ou coisa principal nos sacramentos. Mas, a coisa principal que Deus propõe em todos os sacramentos e para a qual todos os piedosos de todos os tempos voltam a atenção que outros chamam substância e matéria nos sacramentos é Cristo o Salvador, o sacrifício único, o Cordeiro de Deus morto desde a fundação do mundo, a rocha, também, da qual todos os nossos pais beberam, por quem todos os eleitos são circuncidados não por mãos, pelo Espírito Santo, e são lavados de todos os seus pecados e alimentados com o próprio corpo e sangue de Cristo para a vida eterna. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semelhança e diferença dos sacramentos do velho e do novo povo de Deus. Com respeito ao que é o principal e a própria matéria, os sacramentos de ambos os povos são iguais. Pois Cristo, o único Salvador e Mediador dos fiéis, é o principal elemento e a própria substância dos sacramentos em ambos; porquanto o mesmo Deus é o autor dos dois sacramentos. 
Eles foram dados aos dois povos como sinais e selos da graça e das promessas de Deus, para que tragam à mente e renovem a lembrança dos grandíssimos benefícios de Deus e para que distinguissem os fiéis de todas as outras religiões do mundo; finalmente, para que fossem recebidos espiritualmente pela fé e ligassem à Igreja os participantes, e os lembrassem dos seus deveres. Nesses e em outros pontos semelhantes digo que os sacramentos de ambos os povos não são diferentes como parecem, embora exteriormente o sejam. E, na verdade. No que diz respeito aos sinais, fazemos uma maior distinção. Os nossos são mais firmes e mais duradouros, visto que nunca serão mudados até o fim do mundo. Mais ainda, os nossos testificam que tanto a substância como a promessa foram cumpridas ou consumadas em Cristo; os anteriores significavam o que estava para ser cumprido. Os nossos são também, mais simples e menos complicados, menos pomposos e menos envolvidos com cerimônias. E ainda mais, pertencem a um povo mais numeroso, disperso por toda a face da terra. E, porque são mais excelentes e pelo Espírito Santo despertam maior fé, resultam ainda, em maior abundância do Espírito. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossos sacramentos sucedem aos antigos, que foram abolidos. Certamente, visto que Cristo, o verdadeiro Messias, nos é apresentado e a abundância da graça é derramada sobre o povo do Novo Testamento, os sacramentos do velho povo de Deus foram abolidos e cessaram; e em seu lugar colocaram-se os símbolos do Novo Testamento - o Batismo em lugar da Circuncisão, a Ceia do Senhor em lugar do Cordeiro Pascal e dos sacrifícios.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
O lado principal dos sacramentos está naquilo que eles representam ou sua essência espiritual. Todos os sacramentos, tanto os antigos – circuncisão e páscoa, quanto os novos – batismo e santa ceia, têm a função de representar uma única realidade: somos o povo de Deus, em Cristo Jesus, redimidos pelo seu sangue, alimentados pela sua carne, e trazemos o selo do Espírito, que nos distingue dos ímpios e incrédulos. Os sacramentos apontam todos para esse fato glorioso: somos o povo eleito, separado do restante da humanidade. Os sacramentos representam a nossa unidade com Deus em Cristo. Também são os selos da graça e das promessas de Deus, portanto, mesmo sendo exteriormente diferentes na Antiga Aliança, do que são na Nova Aliança, seus significados continuam os mesmos. E devemos observar também que assim como a Nova Aliança é superior a Antiga, da mesma forma os sacramentos de hoje são muito superiores do que os antigos. Os sacramentos que o Senhor Jesus instituiu em lugar dos antigos, são mais duradouros, pois são para até o fim dos tempos. Além disso, eles são menos complicados e mais abrangentes. Os antigos eram cercados de cerimoniais, e diziam respeito ao Israel terreno; os novos são despidos dos cerimoniais e também derramamento de sangue, e pertencem não apenas aos judeus mas também aos gentios de todas as nações da terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados