"Segunda Confissão de Fé Helvética" 19. Dos sacramentos e da Igreja de Cristo
Os
sacramentos (são) adicionais à Palavra e o que são eles. Deus, desde o princípio,
acrescentou à pregação da Palavra em sua Igreja os sacramentos ou sinais
sacramentais. É o que a Sagrada Escritura claramente testifica. Sacramentos são
símbolos místicos, ou ritos santos, ou atos sagrados instituídos pelo próprio
Deus, consistindo segundo a sua Palavra, de sinais e de coisas significadas,
por meio das quais ele, na Igreja, conserva a memória dos grandes benefícios
por ele concedidos ao homem - renovando-a frequentemente - por meio dos quais,
também, ele sela as suas promessas e, externamente as representa e, como que
nos põe diante dos olhos aquelas coisas que internamente ele nos concede, e
assim fortalece e aumenta a nossa fé pela operação do Espírito de Deus em
nossos corações. Finalmente, por meio deles, ele nos separa de todos os outros
povos e religiões, e nos consagra e nos liga a si só, e nos dá a entender o que
ele requer de nós.
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Alguns são
sacramentos do Velho, outros do Novo Testamento. Alguns sacramentos são do velho
povo, outros do novo. Os sacramentos do velho povo eram a Circuncisão e o
Cordeiro Pascal, que era imolado; por essa razão, ele se relaciona com os
sacrifícios celebrados desde o princípio do mundo.
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O número
dos sacramentos do novo povo. Os
sacramentos do novo povo são o Batismo e a Ceia do Senhor. Alguns há que
reconhecem sete sacramentos do novo povo. Destes, reconhecemos que o
arrependimento, a ordenação de ministros - não a ordenação papista, mas a
apostólica - e o matrimônio são instituições úteis de Deus, não porém
sacramentos. A confirmação e a extrema unção são simples invenções dos homens,
que a Igreja pode dispensar sem nenhum prejuízo. Na verdade, não as temos em
nossas igrejas, pois elas contêm certas coisas que de modo nenhum podemos
aprovar. Acima de tudo, detestamos todo o comércio que exercem os romanistas na
dispensação dos sacramentos.
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Além da Palavra proclamada, aprouve a Deus
também nos ensinar através de alguns sinais visíveis, através dos quais nossa
fé é grandemente fortalecida. Tais sinais são os sacramentos. Santo Agostinho
disse que um sacramento é a "forma visível de uma graça invisível". Os
sacramentos são instituídos e ordenados por Deus, e são apenas dois – o Santo
Batismo e a Santa Ceia. Essas ordenanças substituíram a antiga Circuncisão e a
antiga Páscoa. Os sacramentos servem para fortalecer os crentes em sua comunhão
com Deus em Cristo Jesus. Eles nos trazem à memória os atos da redenção – isto
é por meio deles lembramos que aquilo que eles representam é o que Deus operou
por nós e em nós, e isso renova e fortalece a nossa fé. Recebendo esses sinais
visíveis da graça de Deus, somos selados e confirmados como o povo da Aliança,
o que nos separa de todos os demais homens. Assim Deus é glorificado porque
esse povo separado dentre as nações testemunha da sua graça. Os filhos da
Aliança congregados num corpo e em comunhão com Deus indica o caminho da
salvação. A própria presença dos santos na terra, esses que se identificam com
Cristo, proclama ao mundo perdido que o Cristo dos evangelhos é a única
resposta para o homem.
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