"Segunda Confissão de Fé Helvética" 19. Dos sacramentos e da Igreja de Cristo


Os sacramentos (são) adicionais à Palavra e o que são eles. Deus, desde o princípio, acrescentou à pregação da Palavra em sua Igreja os sacramentos ou sinais sacramentais. É o que a Sagrada Escritura claramente testifica. Sacramentos são símbolos místicos, ou ritos santos, ou atos sagrados instituídos pelo próprio Deus, consistindo segundo a sua Palavra, de sinais e de coisas significadas, por meio das quais ele, na Igreja, conserva a memória dos grandes benefícios por ele concedidos ao homem - renovando-a frequentemente - por meio dos quais, também, ele sela as suas promessas e, externamente as representa e, como que nos põe diante dos olhos aquelas coisas que internamente ele nos concede, e assim fortalece e aumenta a nossa fé pela operação do Espírito de Deus em nossos corações. Finalmente, por meio deles, ele nos separa de todos os outros povos e religiões, e nos consagra e nos liga a si só, e nos dá a entender o que ele requer de nós.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Alguns são sacramentos do Velho, outros do Novo Testamento. Alguns sacramentos são do velho povo, outros do novo. Os sacramentos do velho povo eram a Circuncisão e o Cordeiro Pascal, que era imolado; por essa razão, ele se relaciona com os sacrifícios celebrados desde o princípio do mundo. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O número dos sacramentos do novo povo. Os sacramentos do novo povo são o Batismo e a Ceia do Senhor. Alguns há que reconhecem sete sacramentos do novo povo. Destes, reconhecemos que o arrependimento, a ordenação de ministros - não a ordenação papista, mas a apostólica - e o matrimônio são instituições úteis de Deus, não porém sacramentos. A confirmação e a extrema unção são simples invenções dos homens, que a Igreja pode dispensar sem nenhum prejuízo. Na verdade, não as temos em nossas igrejas, pois elas contêm certas coisas que de modo nenhum podemos aprovar. Acima de tudo, detestamos todo o comércio que exercem os romanistas na dispensação dos sacramentos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Além da Palavra proclamada, aprouve a Deus também nos ensinar através de alguns sinais visíveis, através dos quais nossa fé é grandemente fortalecida. Tais sinais são os sacramentos. Santo Agostinho disse que um sacramento é a "forma visível de uma graça invisível". Os sacramentos são instituídos e ordenados por Deus, e são apenas dois – o Santo Batismo e a Santa Ceia. Essas ordenanças substituíram a antiga Circuncisão e a antiga Páscoa. Os sacramentos servem para fortalecer os crentes em sua comunhão com Deus em Cristo Jesus. Eles nos trazem à memória os atos da redenção – isto é por meio deles lembramos que aquilo que eles representam é o que Deus operou por nós e em nós, e isso renova e fortalece a nossa fé. Recebendo esses sinais visíveis da graça de Deus, somos selados e confirmados como o povo da Aliança, o que nos separa de todos os demais homens. Assim Deus é glorificado porque esse povo separado dentre as nações testemunha da sua graça. Os filhos da Aliança congregados num corpo e em comunhão com Deus indica o caminho da salvação. A própria presença dos santos na terra, esses que se identificam com Cristo, proclama ao mundo perdido que o Cristo dos evangelhos é a única resposta para o homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados