"Segunda Confissão de Fé Helvética" 18. Dos ministros da Igreja, sua instituição e deveres (V)
O poder
dos ministros é um e o mesmo em todos. Ora, o mesmo e igual poder ou função é concedido a todos os ministros
na Igreja. Certamente, no princípio os bispos ou presbíteros governavam a
Igreja em comum; nenhum homem se elevava acima de qualquer outro, ninguém
usurpava maior poder ou autoridade sobre seus co-epíscopos.
Lembrados das palavras do Senhor “Aquele que dirige seja como o que serve” (Luc.
22.26) conservavam-se em humildade, e pelo serviço mútuo ajudavam-se no governo
e na preservação da Igreja.
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A ordem a
ser preservada.
Entretanto, por causa da preservação da ordem, algum dos ministros convocava
reunião da assembleia, e perante ela propunha assuntos a serem apresentados,
reunia as opiniões dos demais e, enfim, o quanto estava nele, providenciava
para que não surgisse confusão. Assim procedeu São Pedro, segundo lemos nos
Atos dos Apóstolos, o qual contudo não era, por essa razão, preferido pelos
demais, nem revestido de maior autoridade que os outros. Mui acertadamente
disse o Mártir São Cipriano, no seu De Simplicitate Clericorum: “Os outros apóstolos eram, seguramente, o que
era Pedro, dotados de semelhante associação de honra e poder; mas, [seu]
primado procede da unidade para que a Igreja seja manifesta como sendo uma”.
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Como e
quando um foi colocado diante dos outros. Também São Jerônimo, em seu Comentário à Epístola de Paulo a Tito, diz
algo não muito diferente disto: “Antes que começasse a ligação a pessoas em
religião, pela instigação do diabo, as igrejas eram governadas pelo conselho
comum dos anciãos; mas, depois que cada um passou a pensar que aqueles que ele
havia batizado eram seus e não de Cristo, decretou-se que um dos anciãos fosse
escolhido e colocado sobre os demais, em quem recairia o cuidado de toda a
Igreja, e que se removessem todas as sementes de cismas”. Contudo, São Jerônimo
não recomenda este decreto como divino; pois ele logo acrescenta: “Assim como
os anciãos sabem pelo costume da Igreja que se acham sujeitos ao que foi posto
sobre eles, assim saibam os bispos, que se acham sobre os anciãos mais pelo
costume do que pela verdade de uma disposição do Senhor, e que devem governar a
Igreja em comum com eles”. Até aqui São
Jerônimo. Por conseguinte, ninguém tem o direito de proibir o retorno à antiga
constituição da Igreja de Deus, e recorrer a isso com apoio no costume humano.
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O Senhor Jesus foi muito claro que
não queria que houvesse na Igreja hierarquia como se um exército fosse. Ele
ensinou os discípulos que todos eram exatamente iguais – servos de Deus e
conservos uns dos outros. “Vós,
porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber,
o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai,
porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres,
porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso
servo” - Mateus 23.8-11. Tanto o
sistema católico-romano quanto qualquer outro no qual haja um líder e dirigente
máximo não seguem as orientações dAquele que comprou a Igreja com Seu sangue e
disse ser o único Senhor, Mestre e Líder sobre ela. “Mas Jesus, chamando-os a si,
disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se
assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; Mas entre vós
não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso
serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos”
- Marcos 10.42-44. Quando
alguém se sobrepõe acima de outros líderes na Congregação do Senhor está usurpando
de um lugar que não lhe foi conferido e portanto é totalmente ilegal, imoral,
antiético e pecaminoso. João fala de um homem que queria ser chefe na igreja
para fazer o que bem entendesse – “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter
entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as
obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente
com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança
fora da igreja” - 3ª João 9,10. E geralmente é o que acontece. Quando alguém quer ser maior que outros
dentre da igreja é porque boas intenções não tem.
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