"Segunda Confissão de Fé Helvética" 17. Da Igreja de Deus, santa e católica, e do único Cabeça da Igreja (VII)

Nem todos os que estão na Igreja são da Igreja. Por outro lado, nem todos os que são contados no número da Igreja são santos ou membros vivos e verdadeiros da Igreja. Pois há muitos hipócritas que externamente ouvem a palavra de Deus e publicamente recebem os sacramentos, e parecem invocar a Deus somente por meio de Cristo, confessar que Cristo é a sua única justiça, e adorar a Deus e exercer os deveres de caridade e por algum tempo suportar com paciência as desgraças. E, não obstante, interiormente, estão completamente destituídos da verdadeira iluminação do Espírito, de fé e de sinceridade de coração, e de perseverança até o fim. Mas finalmente o caráter destes homens, em sua maior parte, será manifestado. O apóstolo São João diz: “Eles saíram de nosso meio, mas não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco” (1ª João 2.19). Todavia, conquanto simulem piedade, não são da Igreja, ainda que sejam considerados estarem na Igreja, exatamente como os traidores numa república estão incluídos no número de seus cidadãos, antes que sejam descobertos; e, como o joio e a palha se encontram no trigo, e como inchaços e tumores se acham no corpo sadio, quando ao contrário são doenças e deformidades e não genuínos membros do corpo. E assim a Igreja de Deus é muito adequadamente comparada a uma rede que retira peixes de todas as espécies, e a um campo no qual se encontram joio e trigo (Mat. 13.24 ss, 47 ss).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não devemos julgar irrefletida e prematuramente. Consequentemente, devemos ser muito cuidadosos, não julgando antes da hora, nem tentando excluir e rejeitar ou separar aqueles aos quais o Senhor não quer excluídos nem rejeitados, e nem aqueles que não podemos eliminar sem prejuízo para a Igreja. Por outro lado, devemos estar vigilantes para que, enquanto os piedosos ressonam, os ímpios não ganhem terreno e causem mal à Igreja.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como disse o santo apóstolo: “Nem todo o Israel é Israel” - Romanos 9.6, isto é nem todos quantos professam sua fé em Cristo, congregam regularmente e participam dos sacramentos, são crentes autênticos. É muito possível que alguns façam tudo isso e ainda assim o façam apenas exteriormente sem a verdadeira correspondência interior. São pessoas rasas e superficiais, que se misturam com os verdadeiros crentes e conseguem passar despercebidos por algum tempo, talvez por muito tempo. Um dia, porém, serão expostas e sua verdadeira identidade é revelada. O que não podemos é arriscar nosso juízo sem ter verdadeira certeza com relação aos casos que percebermos hipocrisia no meio da congregação. Todo cuidado é necessário para não se cometer injustiça de querermos ‘estreitar demais a porta’, nem de cairmos no erro de participarmos dos pecados alheios, consentindo ou sendo coniventes com a injustiça. O fato é que os falsos sempre surgirão no meio dos santos como o joio no meio do trigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados