Postagens

Mostrando postagens de março, 2014

"Segunda Confissão de Fé Helvética" 17. Da Igreja de Deus, santa e católica, e do único Cabeça da Igreja

A Igreja sempre existiu e sempre existirá .  Visto que Deus desde o princípio quis salvar os homens e trazê-los ao conhecimento da verdade (2ª Tim. 2.4), é absolutamente necessário que a Igreja tenha existido no passado, exista agora e continue até o fim do mundo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Que é a Igreja .  A Igreja é a assembleia dos fiéis convocada ou reunida do mundo: é, direi, a comunhão de todos santos, isto é, dos que verdadeiramente conhecem, adoram corretamente e servem o verdadeiro Deus em Cristo, o Salvador, pela palavra e pelo Espírito Santo, e que, finalmente, participam, pela fé, de todos os benefícios gratuitamente oferecidos mediante Cristo. Cidadãos de uma comunidade. São todos eles cidadãos de uma só cidade, vivem sob o mesmo Senhor, sob as mesmas l

"Segunda Confissão de Fé Helvética" 16. Da fé e das boas obras, e da sua recompensa, e do mérito do homem (II)

Fé eficaz e ativa .  O mesmo apóstolo chama a fé “eficaz” e “que atua pelo amor” (Gál. 5.6). Ela também acalma a consciência e abre um livre acesso para Deus, de modo que podemos aproximar-nos dele com confiança e dele conseguir o que é útil e necessário. A mesma (fé) conserva-nos no serviço que devemos a Deus e ao próximo, fortalece-nos a paciência na adversidade, molda uma verdadeira confissão e manifesta-a: numa palavra, produz bons frutos de todas as espécies, e boas obras.   ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Das boas obras .  Ensinamos que as verdadeiras boas obras nascem de uma fé viva, pelo Espírito Santo, e são praticadas pelos fiéis segundo a vontade ou a regra da Palavra de Deus. Ora, o apóstolo São Pedro diz: “Reunindo a vossa diligência, associai com a vossa fé

"Segunda Confissão de Fé Helvética" 16. Da fé e das boas obras, e da sua recompensa, e do mérito do homem

Que é a fé?   A fé cristã não é opinião e convicção humana, mas confiança extremamente firme, e o claro e inabalável assentimento do espírito, e finalmente a apreensão certíssima da verdade de Deus apresentadas nas Escrituras e no Credo dos Apóstolos, assim como apreensão do próprio Deus, o supremo bem, e especialmente da promessa de Deus e de Cristo, que é o cumprimento de todas as promessas.   ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A fé é dom de Deus .  Mas esta fé é simplesmente um dom de Deus, que só ele pela sua graça, segundo a sua medida, concede aos seus eleitos quando, a quem e quanto ele quer. E ele realiza isso pelo Espírito Santo, pela pregação do Evangelho e pela oração fiel.   ---------------------------------------------------------------------------------------