"Segunda Confissão de Fé Helvética" 15. Da verdadeira justificação dos fiéis (Parte VI)

Tiago comparado com Paulo.  Por isso, aqui falamos, não de uma fé imaginária, vã e inerte ou morta, mas de uma fé viva e vivificante, a qual, por apreender a Cristo, que é vida e vivifica, é viva e se chama “viva” e se mostra viva por obras vivas. E assim São Tiago não contradiz coisa alguma nesta nossa doutrina. É que ele fala de uma fé vã e morta, da qual alguns se vangloriavam, mas que não tinham Cristo vivendo neles pela fé (Tiago 2.14 ss). São Tiago disse que as obras justificam, contudo sem contradizer o apóstolo (do contrário ele teria de ser rejeitado), mas mostrando que Abraão provou sua fé viva e justificadora pelas obras. É isso o que fazem todos os piedosos, confiados, porém, só em Cristo e não em suas próprias obras. O apóstolo ainda diz: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morre Cristo em vão”, etc. (Gál 2.20).
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Obviamente que quando Tiago disse que a fé sem obras é morta, não tinha em mente uma justificação por meio de boas obras, muito pelo contrário, pois não há qualquer discordância entre o apóstolo Paulo e Tiago, mas sim uma perfeita complementação. O ponto de Tiago é que a verdadeira fé é viva e operante, portanto, produz resultados transformadores na vida do crente. Aliás ela pode ser vista pelas mudanças que opera no seu comportamento. Tiago insiste no ponto que a fé dos salvos é uma fé distinta da fé professada pelos ímpios, a qual ele compara com a crença dos demônios – “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem” - Tiago  2.19. Esses seres caídos também creem na existência de Deus e o temem, mas isso não os ajuda em nada. Tiago insiste que muitos são os que professam o cristianismo, cuja profissão de fé não é acompanhada por obras que a comprovem. Tiago e Paulo, ambos escreveram sob inspiração do Espírito Santo e por isso nunca poderia haver contradições entre seus escritos, e não há. Paulo enfatiza a salvação exclusivamente pela fé, enquanto Tiago diz que a fé salvífica é operante, e que portanto, devemos mostrar nossa fé pelas obras que ela produz. 

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