"Segunda Confissão de Fé Helvética" 15. Da verdadeira justificação dos fiéis
Que é
justificação? Segundo
o apóstolo no seu tratamento da justificação, justificar significa “perdoar
pecados”, “absolver de culpa e castigo”, “receber em graça” e “declarar justo”.
Em sua Epístola aos Romanos o apóstolo diz: “É Deus quem os justifica. Quem os
condenará?” (Rom 8.33). Justificar e condenar são termos opostos. E nos Atos
dos Apóstolos o apóstolo diz: “Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos
anuncia remissão de pecados por intermédio deste; e por meio dele todo o que
crê é justificado de todas as cousas das quais vós não pudestes ser
justificados pela lei de Moisés” (At 13.38 ss). Na Lei, assim como nos
Profetas, lemos: “Em havendo contenda entre alguns, e vierem a juízo, os juízes
os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado” (Deut 25.1). E em
Is. cap. 5: “Ai dos que... por suborno justificam o perverso”.
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Justificação, como a própria palavra diz é
declarar alguém sem culpa, isentá-lo de uma dívida. Não que a culpa ou a sua dívida
desapareça, mas ela não é levada em conta. A justificação é um decreto de Deus,
um ato judicial do Grande Juiz, que isenta o pecador de seu pecado e sua culpa.
Não considera o réu inocente, mas o isenta da sua dívida, declarando-a quitada
para com Deus. Na justificação o que muda não é o caráter do réu, mas a sua
condição diante de Deus. É um ato solene, de caráter forense, um ato soberano
da livre vontade de Deus, portanto irreversível – uma vez justificado, para
sempre justificado. Se um decreto de um simples rei terreno não pode ser
mudado, como vemos no caso de Dario – “Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos
persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar” -
Daniel 6.13, que dizer de um decreto do Rei dos reis? Quando o Espírito Santo
chama eficazmente um pecador, ato contínuo ele é justificado e jamais decai
dessa condição. Como dissemos ele não é tornado justo no sentido que não pecará
mais, mas passa a ter uma nova situação diante de Deus. E ainda mais, a
justificação não apenas cancela toda a dívida passada, mas também promete
perdão para futuros pecados. Quem é justificado não se torna impecável, mas
torna-se agradecido e não deseja jamais tornar aos pecados de outrora. De fato
um crente em Jesus Cristo prefere morrer a tornar ao seu estado anterior de
pecado. Lutará contra o pecado até ao sangue, mas jamais se renderá, pois
aprecia o Dom de Deus mais que a própria vida. Então prefere morrer a pecar.
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