"Segunda Confissão de Fé Helvética" 12. Da lei de Deus

A vontade de Deus nos é exposta na Lei de Deus. Ensinamos que a vontade de Deus nos é exposta na Lei de Deus: o que ele quer ou não quer que façamos, o que é bom e justo, ou o que é mau e injusto. Portanto, confessamos que a Lei é boa e santa. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A lei natural. Esta Lei foi escrita nos corações dos homens pelo dedo de Deus (Rom 2.15), e é chamada a lei natural; foi também esculpida pelo dedo de Deus nas duas tábuas de Moisés e mais pormenorizadamente exposta nos livros de Moisés (Êx 20.1 ss; Deut 5.6 ss). Para maior clareza, distinguimos: a lei moral contida no Decálogo ou nas duas Tábuas e expostas nos livros de Moisés; a lei cerimonial, que determina as cerimônias e o culto de Deus; e a lei judiciária, que versa questões políticas e domésticas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deus tem seus decretos que foram tomados no secreto Conselho da Santíssima Trindade desde toda a eternidade e seus mandamentos dados às suas criaturas. Aqueles decretos e seus mandamentos se entrelaçam na história do tempo para compor e cumprir o misterioso processo da criação, queda e redenção, bem como da manutenção de todas as coisas. Seus decretos são irresistíveis e desconhecidos das criaturas. Contudo sua vontade revelada em suas leis pode ser resistida, e por esta suas criaturas são responsáveis. Assim opera a Providência. Aquilo que torna os homens responsáveis diante de Deus é a sua vontade revelada em sua Lei. Lei que primeiramente foi gravada no próprio coração do homem. Assim está escrito: Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os - (Romanos 2.14-15). Um dia Deus veio pessoalmente à terra sobre o Monte Sinai para trazer sua Lei. Deu-a a Moisés, gravada em duas tábuas de pedra. Esta lei foi conhecida como o Decálogo ou Os Dez Mandamentos. Ela compõe a Lei moral de Deus, Lei esta que permanece em vigência. Após isso Deus acrescentou outras leis cerimoniais e judiciais que estiveram em vigência enquanto o povo de Israel era uma nação. Após a vinda do Messias tais leis foram abolidas, permanecendo apenas aquelas que haviam sido colocadas dentro da arca do testemunho.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados