"Segunda Confissão de Fé Helvética" 11. De Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, único Salvador do mundo (Parte VIII)

Os credos recebidos de quatro concílios. E, para dizer muito em poucas palavras, cremos de todo o coração, e livremente confessamos à viva voz, tudo o que foi definido com fundamento nas Escrituras Sagradas a respeito do mistério da Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo, compreendido nos Credos e decretos dos quatro primeiros venerandos sínodos reunidos em Niceia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia - juntamente com o Credo do bem-aventurado Atanásio, e todos os credos similares; e condenamos tudo o que for contrário a eles. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As seitas. E dessa maneira mantemos inviolada ou intacta a fé cristã, ortodoxa e católica, sabendo que nada se contêm nos credos atrás citados que não seja conforme com a Palavra de Deus, e que não contribua, ao mesmo tempo, para uma exposição pura da fé. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A importância dos credos, bem como dos demais documentos que mantém a doutrina apostólica é grandiosa. Temos a Palavra de Deus que é a nossa única e indiscutível regra de fé. Porém os documentos históricos expositivos da doutrina apostólica que têm ajudado a igreja a manter-se nos trilhos são de grande importância. Tais documentos funcionam como sensores laterais que nos fazem permanecer no centro que é a Palavra de Deus. Qualquer desvio para um ou outro lado temos o alerta dos documentos históricos e da boa tradição que ajudaram nossos antigos pais a servir a Deus e a agrada-lo. Portanto devemos atentar para as boas tradições conforme diz o apóstolo - Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa - (2ª Tessalonicenses 2.15). Milhares de santos no passado morreram confessando sua fé nas sagradas escrituras resumida nos credos. Por outro lado várias das nossas confissões e catecismos foram assinados com o sangue de seus autores. Sim, eles têm muito valor. Por desprezarem ou não dar o devido valor aos credos, confissões e catecismos, hoje grandes setores da Igreja afastam-se cada vez mais da tradição apostólica e consequentemente da Palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados