Salmo 6


1 SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados.
3 Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?
4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
5 Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
6 Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
7 Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
8 Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto.
9 O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.
10 Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem quiser orar sabiamente deve olhar para essa petição do salmista: “Não me repreendas na tua ira e nem me castigues no teu furor”. Sábio porque não está dizendo que não merece ser repreendido e corrigido. Nem mesmo está pedindo a Deus que não o castigue. De forma alguma está tentando justificar-se diante de Deus, ao contrário, ele tem plena consciência de seus pecados e do quanto precisa da correção de Deus. Mas está suplicando humildemente a Deus que quando corrigi-lo e disciplina-lo, o que ele necessita, que não o faça na Sua ira nem Seu furor, porque isso o destruiria. Ele apela para a misericórdia de Deus e confessa a Deus a sua pequenez e fraqueza. O verdadeiro homem de Deus é um gigante diante do mundo, mas diante de Deus ele prostra-se ao pó. Davi era assim, valente e destemido para enfrentar um gigante, para encarar um leão ou um urso, não temia nada. Mas diante de Deus derrama o coração, soluça e chora como um menino. Os homens mais fortes deste mundo choraram diante de Deus. Davi foi um deles. Jesus Cristo, o Filho eterno em carne, mostrou que o verdadeiro homem tem emoções e chora. Davi orou até sentir a paz de Deus invadir sua alma trazendo a certeza de que Deus já havia ouvido sua oração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados