Salmo 2


1 POR que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este salmo nos fala do ódio do mundo contra o Rei do monte Sião. O mundo não aceita o reinado de Jesus Cristo e não se submete a Ele. Gostam muito da possibilidade de receber bênçãos de Deus, mas jamais desejam obedecê-lo. O próprio Senhor Jesus esteve neste mundo e sentiu tal ódio contra Si. Ele mais do que ninguém tinha autoridade para fazer um diagnóstico preciso - “O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más” - João 7.7; e “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim” - João 15.18. A natureza humana caída odeia a Deus e a Cristo. Esta parece ser uma declaração muito forte, porque numa analise superficial não vemos isso, mas é exatamente isso o que a Bíblia diz. Há uma inimizade e patente rejeição a Deus por parte da natureza humana caída - “Não queremos que este reine sobre nós” - Lucas 19.14. Todo homem caído está em inimizade contra Deus - “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” - Romanos 8.7. Os crentes são inimigos reconciliados - “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” - Romanos 5.10. Ai daquele que não for reconciliado com Deus em Cristo, pois perderá aqui e também na eternidade. Aqui por não viver uma vida digna daquele que foi criado a imagem e semelhança de Deus. E na eternidade por ser condenado a viver debaixo da terrível ira de Deus, juntamente com o diabo e seus anjos para sempre. É muito bom lembrar que não existe meio termo, ou estamos de um lado ou de outro. De um lado estão os santos redimidos com Deus e contra o pecado; do outro estão os pecadores inconversos, com o pecado e contra Deus. Sendo inimigos de Deus serão tratados como tais. Por isso diz: “Beijai o Filho, para que se não ire” - v. 12. Feliz aquele que der ouvidos, obedecer e correr para Deus; ai daquele que se fizer de surdo e correr na direção oposta - cairá na boca do dragão, e no final ambos enfrentarão a ira do Cordeiro Vencedor, o Rei de Sião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados