Salmo 1


1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O livro dos salmos começa com uma bem-aventurança. Uma declaração de que é muito feliz o homem que não anda pelo caminho da multidão, pelo caminho popular, mas anda no contrafluxo, isto é, enquanto os filhos deste mundo dão as costas para Deus e vão em direção ao pecado, ele dá as costas ao pecado e busca a face de Deus. Portanto, não se ajunta àqueles que fazem o que a maioria está fazendo, não é levado pelas influências deste mundo caído no pecado, nem formatado pela sua filosofia e valores; o Espírito Santo declara pela boca do salmista, que mui feliz é esse homem. Os ímpios não são necessariamente cruéis, assassinos, criminosos, adúlteros, blasfemos, mas simplesmente homens que vivem como se Deus não existisse; como se não houvesse juízo; como se não precisassem prestar contas de seus atos diante do tribunal divino no último dia. São homens que não têm temor de Deus no coração e não se preocupam com a lei de Deus. Diferentemente, o piedoso tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita em todo o tempo; ela é o seu padrão e medida de comportamento. O fato é que os piedosos e os ímpios são sementes diferentes e gerações diferentes. O resultado é: os santos serão acolhidos pelo Senhor, os ímpios serão excluídos da congregação e condenados ao inferno eterno. Não erre aqui, pois um erro aqui poderá custar uma eternidade longe da comunhão de Deus e debaixo da Sua ira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados