Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 5


Artigo 5 – a insuficiência da lei: Aquilo que se afirma da luz da natureza também é válido para os Dez Mandamentos dados por Deus através de Moisés, particularmente aos judeus. Embora a lei revele a grandeza do pecado e convença cada vez mais o homem da sua culpa, ainda assim não lhe aponta a cura nem lhe dá o poder para se erguer e sair das suas misérias. Antes, enfraquecida pela carne, a lei deixa o transgressor debaixo da maldição. Por essa causa, o homem não pode obter a graça salvadora através da lei.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Sozinha a lei também é insuficiente para trazer salvação ao pecador, porque ela projeta verdadeira luz sobre o pecado, contudo não capacita o homem para vencê-lo. Ela diagnostica a enfermidade humana mas não medica o moribundo, condenando-o então a morte - “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” - Romanos 3.19-20. A lei revela o altíssimo padrão da justiça de Deus e exige obediência irrestrita, amaldiçoando toda desobediência. Como o homem é totalmente incapaz por si mesmo de cumpri-la, fica imobilizado debaixo da sua sentença condenatória - Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo” - Deuteronômio 27.26. Assim, se Deus nos desse apenas a Sua lei mas não revelasse Sua misericórdia e graça, ninguém seria salvo. O apóstolo Paulo disse: Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” - Gálatas 3.10. E Tiago completa: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” - Tiago 2.10. Ninguém teria alguma chance de escapar da maldição da lei, se não fora a graça inefável de Deus revelada em Cristo Jesus. Bendito seja Deus que não deixou a lei sozinha, antes ela está bem acompanhada da Sua maravilhosa graça. Eis a nossa bendita ventura.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados