Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - A corrupção do homem, Sua conversão a Deus e o seu Modo - Artigo 1


Artigo 1 – O resultado da queda: No princípio o homem foi criado à imagem de Deus. Foi adornado em seu entendimento com o verdadeiro e total conhecimento do seu Criador e de todas as coisas espirituais. A sua vontade e seu coração eram retos; todos os seus sentimentos, puros; o homem era, portanto, completamente santo. Mas, ao rebelar-se contra Deus pela instigação do diabo e pelo próprio livre arbítrio, ele se privou desses dons excelentes e em lugar deles trouxe sobre si cegueira, trevas terríveis, leviano e perverso juízo em sua mente; malícia, rebelião e obstinação em sua vontade e coração; além de impureza em todos os seus afetos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Antes da queda o homem era um ser perfeito e santo. Tudo nele estava em ordem: sua mente, vontade e emoções eram justos; seus afetos e inclinações eram bons, e tudo operava no mais perfeito equilíbrio. O próprio Deus, ao terminar a criação, atestou e aprovou tudo quanto havia criado. Disse que tudo quanto havia feito era muito bom - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou... E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...” - Gênesis 1.27, 31. Após a queda, porém, toda a criação foi afetada pelo mal e aquela perfeição que havia no homem, foi danificada; todo o seu ser foi contaminado pelas radiações corruptivas do pecado. Design original foi afetado, tornando-o desequilibrado emocionalmente, dominado pelas paixões e apetites sensuais; tristemente o caos instalado com sucesso. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração” - Gênesis 6.5-6. O pecado trouxe-lhe trevas que lhe obscureceram a mente, deixando-o cegado em seu entendimento e escravo do pecado: e o seu coração insensato se obscureceu” - Romanos 1.21. Essa é a condição em que o pecado deixou os descentes de Adão: Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus” - Efésios 4.18. Foi uma grande tragédia; de fato, a maior de toda a história da humanidade. O próprio nome já diz: Queda. O homem caiu. Caiu de um estado de glória para a corrupção e depravação. Isso por si só desmente a teoria da evolução. O homem não é um primata evoluído e sim o que sobrou de uma criatura que Deus fez com Suas próprias mãos e nela imprimiu Sua imagem e insuflou-lhe o fôlego da vida. Sim, somos o que restou daquilo que era a coroa da criação de Deus; degenerados pelos desastrosos efeitos da desobediência do nosso representante federal – Adão. É isso que é o homem – um ser involuído, isto é caído de um estado glorioso para um estado deplorável de miséria pecaminosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados