Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 9


Artigo 9 – O cumprimento do Conselho de Deus: Esse conselho, que procede do amor eterno de Deus pelos eleitos, tem sido poderosamente cumprido desde a fundação do mundo até o momento presente, e continuará ainda a ser cumprido, mesmo que as "portas do inferno" tentem frustrá-lo. No tempo oportuno os eleitos serão ajuntados em uma união, e sempre existirá uma Igreja de crentes fundada no sangue de Cristo. Essa Igreja amá-lo-á firmemente e servi-lo-á fielmente como seu Salvador (o qual como noivo derramou a Sua vida na cruz pela Sua noiva) e celebrará  os seus louvores aqui e por toda a eternidade.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Os planos de Deus não podem ser frustrados. Seu Conselho permanece firme e Ele fará tudo quanto desejou fazer. A Igreja é a edificação dos crentes, em Cristo, feita pelo próprio Cristo - “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” - Mateus 16.18. Sendo assim, nada poderá impedir que os fiéis continuem congregando, para adorar ao Senhor que por eles morreu. Enquanto houver uma única ovelha do Senhor para ser atraída para Cristo, o Espírito Santo continuará Sua obra na terra, pois nenhuma delas poderá faltar até o último dia. Todos os filhos de Deus devem ser reunidos conforme está escrito - “… sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos” - João 11.51-52. O próprio Senhor Jesus assegurou que ainda tinha outras ovelhas fora do redil judaico e que iria agrega-las - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor” - João 10.16. Por isso a ordem para seus discípulos era sair por todo o mundo a partir de Jerusalém até aos confins da terra, chamando os eleitos - “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” - Atos 1.8. Deve haver muitos eleitos que ainda não nasceram neste mundo. Os filhos da aliança devem continuar se procriando pois os eleitos precisam vir a este mundo. Deus os têm em todos os lugares e especialmente nos lares dos seus filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados